Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
15/05/2018 16:49
Produtores devem vacinar rebanho contra a Febre Aftosa

A vacina é obrigatória para animais de 0 a 24 meses de idade

Terra Roxa - A Secretaria Municipal de Agricultura de Terra Roxa, juntamente com a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), informa os produtores do município que já foi iniciada a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa.

A vacina é obrigatória para animais de 0 a 24 meses de idade. A campanha acontece do dia 01 até 31 de maio e os produtores deverão apresentar a nota fiscal de compra na Secretaria de Agricultura, localizada no Centro Administrativo.
As vacinas podem ser adquiridas nas casas agropecuárias do município e os criadores devem levar o conservador térmico para adquirir as doses.
Há alguns anos, Terra Roxa já foi um dos municípios com maior número de rebanho da Costa Oeste Paranaense. Atualmente são cerca de 30 mil cabeças de gados existentes no município, distribuídas em aproximadamente 650 propriedades.

OBRIGATORIEDADE DA VACINAÇÃO E COMPROVAÇÃO
A aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais. A vacinação e a comprovação são obrigatórias, estando prevista em legislação estadual.
A não vacinação ou não comprovação implica em multa mínima de R$ 752,80, podendo ser maior para rebanhos com mais de 10 cabeças, além de não poder transportar seus animais para qualquer finalidade.

COMPROVAÇÃO ONLINE
O produtor pode realizar a comprovação da vacinação pela internet, acessando a página da ADAPAR (www.adapar.pr.gov.br). Será feita em duas etapas: 1°) cadastro da venda da vacina pelo revendedor e 2°) comprovação pelo produtor. Ao acessar o link na página da ADAPAR, haverá instrutivo sobre esta forma de comprovação. O produtor somente conseguirá efetuar a comprovação pela internet após o revendedor também ter cadastrado a venda da vacina.

COMO COMBATER A FEBRE AFTOSA?
A vacinação tem papel fundamental na prevenção e erradicação da febre aftosa.
A forma mais eficiente, prática e barata de prevenção é por meio da vacinação dos bovinos e búfalos, durante as campanhas de vacinação que ocorrem a cada seis meses, sempre em maio e novembro.
Além da vacinação, outra estratégia fundamental é a vigilância sanitária, com destaque para o cadastramento do setor pecuário e o controle do trânsito de animais, visando impedir que animais contaminados entrem no estado. Por isso são feitas as fiscalizações do transporte animais.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/PMTR Foto: Divulgação


PUBLICIDADE