Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
02/04/2018 14:05
Deral apresenta resultados da safra de soja em Palotina

Na safra de soja deste ano, a média final de produtividade no município ficou em 145 sacas por alqueire

Palotina - Foi realizada na quarta-feira, dia 21, no Sindicato Patronal Rural de Palotina, uma reunião entre o Deral (Departamento de Economia Rural), Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), empresas atuantes no agronegócio, sindicatos, produtores rurais e Prefeitura Municipal para fechamento dos números da safra de soja verão deste ano e também uma prévia da próxima segunda safra (safrinha) de milho e para a cultura do trigo em Palotina.
Conforme o técnico agrônomo da Emater de Palotina, Eduardo Wammes, para a safra de soja deste ano, a média final de produtividade no município ficou em 145 sacas por alqueire, abaixo do ano passado. “No ano passado nós tivemos uma safra recorde que fechou em torno de 165 sacas por alqueire, portanto uma redução na média de 20 sacas por alqueire, porém de toda forma a safra pode ser considerada boa, uma produtividade que ainda traz rentabilidade”, destacou.
Em relação a próxima safrinha de milho, Wammes diz que através de um levantamento de informações houve uma redução na área de plantio de milho em Palotina, no ano passado a área plantada ficou em torno de 45 mil hectares, neste ano a estimativa, é de que sejam plantados 42 mil hectares de milho, portanto, três mil hectares a menos no município.
“Devido ao atraso no plantio do milho deste ano, muitos produtores optaram em não cultivar o milho, podendo ser um período de maior risco migrando para outras culturas como o trigo, que tem uma área prevista de dois mil hectares neste inverno no município, praticamente o dobro do ano passado e muitos produtores vão fazer algum tipo de adubação verde, alguma cultura para a melhoria do solo no inverno já visando a próxima safra de soja”, diz Eduardo.

Análise do milho safrinha deste ano
O técnico agrônomo da Emater, Eduardo Wammes explica que o período do zoneamento para plantio do milho safrinha deste ano se encerrou no dia 10 de março e que as condições das lavouras de milho são boas. “A disponibilidade hídrica está adequada, alguns problemas pontuais no município com chuvas excessivas foram relatados, mas de modo geral as condições das lavouras são boas”, pontua Eduardo.
Quanto ao controle de percevejos, Eduardo diz que este ano foi um desafio para os produtores, e também ocorreu um significativo aumento de lagartas, mesmo assim as condições das lavouras são boas, Eduardo acredita que espera uma produtividade menor de milho do que no ano passado mesmo o clima ocorrendo de forma favorável, isso devido ao atraso no plantio da cultura.

Fonte: Folha da Terra


PUBLICIDADE