O ex-prefeito de Palotina Luiz Ernesto destaca a expansão do Setor Palotina nestes 25 anos
Palotina - A UFPR (Universidade Federal do Paraná) iniciou as atividades em Palotina em 1992 e comemora neste mês 25 anos de atuação no município. Nesta época, Luiz Ernesto de Giacometti era presidente da extinta Fumesp (Fundação Municipal do Ensino Superior de Palotina).
Em 1992, Luiz Ernesto junto ao então prefeito Márcio José da Silva e outras lideranças assinaram sobre a carroceria de um caminhão em frente à Igreja Matriz, o convênio para instalação da UFPR no município. “Foi um momento especial, pois outras cidades da região estavam com interesse na UFPR e a comunidade de Palotina se uniu para que a universidade se instalasse no município”, destaca Luiz Ernesto.
Em 1993, Giacometti foi eleito prefeito para o seu primeiro mandato em Palotina, e neste ano iniciaram as atividades da UFPR, hoje um Setor e que na época era Campus. “O município sempre apoiou a universidade, em 1993 uma parte do Seminário dos Padres Palotinos foi alugada para utilizar as salas de aula do seminário e as aulas práticas eram realizadas no Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo. O ex-governador Mário Pereira foi um grande incentivador na construção do Hospital Veterinário” diz Luiz Ernesto.
Além da gestão de 1993 a 1996, Luiz Ernesto foi prefeito outras duas vezes em Palotina, de 2001 a 2004 e de 2009 a 2012 e destaca que em cada um de seus mandatos, a UFPR esteve em uma fase de desenvolvimento. “Pude acompanhar o início da UFPR, a fase de expansão e a consolidação da universidade federal, um sonho que com a ajuda de autoridades e da comunidade foi concretizado, sendo que hoje a universidade possui inúmeros profissionais, cursos e acadêmicos”, ressalta.
![]() |
18/03/2018
Capitão Aparecido recebe homenagem pelos serviços prestados a Palotina [VÍDEO]
A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira, dia 18 |
![]() |
18/03/2018
Arraiá Rock no Pelin atrai grande público e é um sucesso [VÍDEO]
O evento aconteceu no sábado, dia 5 |
![]() |
18/03/2018
Missão tilápia cumprida com sucesso
De tenente do Exército a piscicultor, Pedro Lessa produz um milhão de tilápias por ano |