O índice de infestação ficou em 4,93%, número considerado alto e de risco pelo Ministério de Saúde
Palotina - A Secretaria de Saúde de Palotina divulgou na última quinta-feira, dia 11, o primeiro LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti), em 2018. O índice de infestação ficou em 4,93%, número considerado alto e de risco pelo Ministério de Saúde, porém dentro da média esperada para esta época do ano.
Segundo a coordenadora de Endemias, Terezinha Duarte, o grande volume de chuvas que ocorreu nos últimos dias contribuiu para o aumento de focos do mosquito. “A população deve estar atenta, pois é necessário combater a o mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus todos os dias, eliminando possíveis criadouros, ou seja, lugares que acumulam água, como por exemplo, baldes, vasos de plantas, sacos plásticos, copos descartáveis, entre outros”, alerta.
Os bairros que apresentaram maior índice foram o Jardim Social, Pioneiro, Centro, Jardim Progresso, Santa Terezinha e Osvaldo Cruz, respectivamente.
“Os focos foram encontrados em diversos tipos de criadouros, mas os campeões são baldes, lonas e pneus”, ressalta Terezinha.
Com o LIRAa, realizado pelos Agentes de Endemias, é possível identificar os principais criadouros do mosquito e a situação de infestação do Município, além de permitir o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.
![]() |
17/01/2018
Moradora de Palotina ganha R$ 5 mil na promoção Poupança Premiada Sicredi
Moradora de Palotina foi contemplada com R$ 5 mil |
![]() |
17/01/2018
28º Rodeio Crioulo Interestadual reúne 350 laçadores em Palotina [VÍDEO]
O evento aconteceu entre os dias 10 e 12 de abril |
![]() |
17/01/2018
Número 190 da Polícia Militar volta a operar em Palotina
As ligações realizadas para o 190 passam inicialmente por uma central de atendimento e, na sequência, são distribuídas ao COPOM |