O índice de infestação ficou em 4,93%, número considerado alto e de risco pelo Ministério de Saúde
Palotina - A Secretaria de Saúde de Palotina divulgou na última quinta-feira, dia 11, o primeiro LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti), em 2018. O índice de infestação ficou em 4,93%, número considerado alto e de risco pelo Ministério de Saúde, porém dentro da média esperada para esta época do ano.
Segundo a coordenadora de Endemias, Terezinha Duarte, o grande volume de chuvas que ocorreu nos últimos dias contribuiu para o aumento de focos do mosquito. “A população deve estar atenta, pois é necessário combater a o mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus todos os dias, eliminando possíveis criadouros, ou seja, lugares que acumulam água, como por exemplo, baldes, vasos de plantas, sacos plásticos, copos descartáveis, entre outros”, alerta.
Os bairros que apresentaram maior índice foram o Jardim Social, Pioneiro, Centro, Jardim Progresso, Santa Terezinha e Osvaldo Cruz, respectivamente.
“Os focos foram encontrados em diversos tipos de criadouros, mas os campeões são baldes, lonas e pneus”, ressalta Terezinha.
Com o LIRAa, realizado pelos Agentes de Endemias, é possível identificar os principais criadouros do mosquito e a situação de infestação do Município, além de permitir o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.
![]() |
17/01/2018
Prefeitura de Palotina vai ampliar área de estacionamento no Hospital Municipal
A demolição foi realizada na terça-feira |
![]() |
17/01/2018
"Batalha do Coliseu": Videoclipe documental celebra 7 anos de Hip-Hop e Expressão em Palotina
Disponível agora para o público no YouTube |
![]() |
17/01/2018
Posto Cauneto 6 reinaugura em modernas e amplas instalações [VÍDEO]
O posto foi totalmente remodelado |