Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
30/12/2017 16:53
Idosos do Lar da Fraternidade se motivam com a solidariedade das pessoas no Natal

O Lar foi fundado pelas senhoras Lourdes Seleme, Inês Pozzobon e demais sócios, sendo que Lourdes e Inês ficaram durante 27 anos à frente dos trabalhos de presidência e coordenação das atividades

Palotina - Há 29 anos nascia em Palotina a Associação Beneficente Lar da Fraternidade, um local destinado a prestar assistência às pessoas idosas. O Lar foi fundado pelas senhoras Lourdes Seleme, Inês Pozzobon e demais sócios, sendo que Lourdes e Inês ficaram durante 27 anos à frente dos trabalhos de presidência e coordenação das atividades.
Hoje a presidente do Lar da Fraternidade é Márcia Biff e a coordenadora é Simone Gris. O Lar atende 31 idosos, durante 24 horas por dia e se mantém através da ajuda da Administração Municipal, de doações e de promoções organizadas para angariar recursos. O Lar também costuma receber doações de alguns parentes dos idosos durante as visitas. “Com estes recursos, podemos manter em andamento os trabalhos e a estrutura do Lar da Fraternidade, sendo que Palotina é referência na prestação deste serviço”, disse Márcia.
O Lar possui a estrutura de uma casa beneficente, sendo que os idosos possuem seus momentos de lazer, cuidam da horta, recebem alimentação adequada no refeitório, banho e quartos confortáveis para dormirem. Uma vez por mês são realizadas missas na capela no Lar. Atualmente 14 funcionários trabalham no local. O Lar da Fraternidade fica localizado na Rua 21 de Abril, no Bairro Osvaldo Cruz, em Palotina na saída para Toledo.
Ações de solidariedade
Uma vez por mês, uma equipe de profissionais voluntários de salões de beleza de Palotina promove cortes de cabelo, manicure e pedicure aos idosos. “Este é mais um exemplo de trabalho voluntário, pessoas da comunidade que se preocupam com os idosos, deixando-os mais alegres e motivados para a vida” relata a presidente Márcia Biff.
Durante o fim do ano, é comum a distribuição de presentes no Lar da Fraternidade, com a participação de pessoas da comunidade que doam presentes e vão até ao Lar para motivar os idosos, com música, brincadeiras e danças, o cantor palotinense Rodrigo Ribeiro também participa das ações. No mês de dezembro, com a aproximação do Natal é comum os voluntários usarem gorros de Papai Noel durante as visitas ao Lar.
Personagens do Lar da Fraternidade
O Lar da Fraternidade abriga relíquias, pessoas que fazem parte da história do Município de Palotina. Dona Clara Soder de 79 anos está no Lar há 23 anos e se sente honrada em fazer parte desta história, sendo que mora em Palotina há mais de 50 anos. “Estou aqui (Lar) desde quase a fundação, sou feliz de estar morando com outros idosos, conversamos e somos muito companheiros” disse Clara.
Seu Roque Escolbal, de 75 anos, pioneiro de Palotina, também relata sua vida no Lar da Fraternidade. “É um lugar que nós fazemos várias atividades, fazemos amizades e contamos histórias de antigamente” comenta o gaúcho Roque.
Roque é bastante conhecido pela população de Palotina, sobretudo, pela paixão aos cavalos e pelo gosto da montaria.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Marcelo Nava/FT


PUBLICIDADE