Terra Roxa – Teve início a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa em Terra Roxa e todo estado do Paraná. As vacinas deverão ser aplicadas de 01 a 30 de novembro e os produtores precisam apresentar a Nota Fiscal de compra na Secretaria Municipal de Agricultura, localizada no Centro Administrativo Municipal.
As vacinas podem ser adquiridas nas casas agropecuárias do município e os criadores devem levar o conservador térmico para adquirir as doses. A campanha é realizada em parceria com a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná).
Nesta etapa de novembro, todos os bovinos e búfalos existentes devem ser vacinados, inclusive os bezerros com poucos dias de vida.
OBRIGATORIEDADE DA VACINAÇÃO E COMPROVAÇÃO
A aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais. A vacinação e a comprovação são obrigatórias, estando prevista em legislação estadual. A não vacinação ou não comprovação implica em multa, além de não poder transportar seus animais para qualquer finalidade.
COMPROVAÇÃO ONLINE
O produtor pode realizar a comprovação da vacinação pela internet, acessando a página da ADAPAR (www.adapar.pr.gov.br). Será feita em duas etapas: 1°) cadastro da venda da vacina pelo revendedor e 2°) comprovação pelo produtor. Ao acessar o link na página da ADAPAR, haverá instrutivo sobre esta forma de comprovação. O produtor somente conseguirá efetuar a comprovação pela internet após o revendedor também ter cadastrado a venda da vacina.
![]() |
03/11/2017
Prefeito de Palotina visita estande do Sicredi no Dia de Campo da C.Vale
Cooperativa reforça parceria com produtores rurais e apresenta soluções financeiras para investimentos e inovação no campo |
![]() |
03/11/2017 Jovens celebram o Dia Nacional da Juventude com muita música, fé e louvor [VÍDEO] |
![]() |
03/11/2017 Palotina entre os municípios com melhor desempenho no Paraná, aponta IPDM |