Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
29/10/2017 23:15
Dia Nacional do Livro: Biblioteca Municipal possui um acervo de 32 mil volumes

O Dia Nacional do Livro é celebrado em todo Brasil, em 29 de outubro

Palotina - O Dia Nacional do Livro é celebrado em todo Brasil, em 29 de outubro. A data se remete em homenagem a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810 no Rio de Janeiro. A biblioteca é considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e da América Latina.
O Brasil tem importantes bibliotecas, que guardam em seus acervos importantes e renomadas obras literárias. Em 1968, foi fundada em Palotina, a Biblioteca Pública Municipal Castro Alves, que abriga um acervo de aproximadamente 32 mil volumes, sendo livros infanto-juvenil, infantis, de autoajuda, romances e periódicos para leituras, jornais e revistas. A biblioteca também disponibiliza ao público computadores para acesso à internet.
A biblioteca recebe de 500 a 600 leitores todos os meses e de todas idades, que buscam conhecimento, que realizam pesquisas e que se aventuram pelas histórias nas páginas dos livros. Grande parte dos frequentadores da biblioteca também realizam empréstimos de livros. Os servidores da biblioteca Carlos Padilha, Márcia Ishida auxiliam os leitores e Eduardo Delai, que auxilia nos trabalhos do bibliônibus, um ônibus-biblioteca que leva cultura há vários locais de Palotina.
A biblioteca de Palotina contribuiu bastante com a história do município, está localizada no Centro Cultural Luiz Walter Boettcher, que abriga além da biblioteca, o Teatro Municipal Ludovico Riedi e a Praça da Liberdade onde são realizadas apresentações culturais.
A biblioteca Pública é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e seu horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30. Às sextas-feiras, o horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Aos sábados, o atendimento é das 14h às 17h.
Homenagem a Castro Alves
A Biblioteca Pública Municipal de Palotina recebeu o nome de Castro Alves. Antonio Frederico de Castro Alves nasceu em Curralinho, na Bahia em 1847 e faleceu em Salvador, no ano de 1871. Um dos mais renomados poetas do Romantismo, Castro Alves é conhecido como “Poeta dos Escravos”.
O poeta costumava exaltar em suas obras a saga da escravidão, sua obra de maior impacto foi Navio Negreiro. É considerado o mais inspirado poeta condoreiro, marcado pela temática social e defesa pela igualdade social. Também foi membro da Academia Brasileira de Letras.

Fonte: Folha da Terra Foto da Biblioteca: Marcelo Nava/FT - Divulgação Foto Castro Alves: Divulgação


PUBLICIDADE