Com o fim do vazio sanitário, os produtores deram início ao plantio da soja da safra de verão 2017/2018, a principal safra para os agricultores
Palotina - Com o fim do vazio sanitário, os produtores deram início ao plantio da soja da safra de verão 2017/2018, a principal safra para os agricultores. Em Palotina, de acordo com o técnico agrônomo da Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica Extensão Rural), Eduardo Wammes, há previsão de que 45 mil hectares de soja sejam plantados no município, que é um dos principais produtores da região oeste.
A previsão inicial de produtividade para a safra 2017/2018 conforme Eduardo é de 150 sacas por alqueire. “O plantio se iniciou no dia 11 de setembro, porém a maioria dos produtores está aguardando a chuva antes de plantar a soja para não ocasionar algum tipo de prejuízo nas lavouras. Há previsão de chuva na região no fim deste mês”, disse Eduardo. No ano passado, a produtividade por alqueire ficou em torno de 165 sacas.
Eduardo explica que o vazio sanitário ocorreu de 10 de junho a 10 de setembro no Paraná e em outros estados do Brasil, sendo uma medida que visa reduzir a sobrevivência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem-asiática da soja, evitando assim o surgimento precoce da doença na safra. O período do vazio sanitário fica em torno de 80 dias, até que novamente o solo possa receber as sementes.
Wames diz que o período ideal para plantar a soja vai até a primeira semana de novembro, onde é comum ainda ter máquinas plantando no campo, e o início da colheita deve ser entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro.
![]() |
18/09/2017
Capitão Aparecido recebe homenagem pelos serviços prestados a Palotina [VÍDEO]
A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira, dia 18 |
![]() |
18/09/2017
Arraiá Rock no Pelin atrai grande público e é um sucesso [VÍDEO]
O evento aconteceu no sábado, dia 5 |
![]() |
18/09/2017
Missão tilápia cumprida com sucesso
De tenente do Exército a piscicultor, Pedro Lessa produz um milhão de tilápias por ano |