Na sexta-feira, dia 11, a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Palotina realizou confraternização em sua sede para comemorar o Dia do Advogado
Palotina - Na sexta-feira, dia 11, a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Palotina realizou confraternização em sua sede para comemorar o Dia do Advogado. Na oportunidade os profissionais foram recepcionados pela diretoria da Subseção que parabenizou a todos, enaltecendo a importância do trabalho exercido pela advocacia. Cleverton Cremonese, presidente da Subseção da OAB, destaca que a categoria tem papel importante, sendo o elo entre a justiça e os cidadãos. “A OAB reconhece o papel imprescindível desempenhado pelos profissionais da advocacia na defesa e garantia do direito”, destaca.
A comemoração do Dia do Advogado vem desde o Primeiro Império no Brasil (1822-1831). Dom Pedro I, que havia proclamado a Independência alguns anos antes, desejava que a nova nação possuísse leis próprias. Assim, em 1824 foi redigida a primeira Constituição brasileira.
Entretanto, entendeu-se que não bastavam leis se não houvesse alguém que as executasse. Pensando nisso, ele criou, no dia 11 de agosto de 1827, os dois primeiros cursos de Direito no país - um em Olinda, no Mosteiro de São Bento, e outro em São Paulo.
Em 1843, foi criado o Instituto dos Advogados do Brasil, para regulamentar o ofício de Bacharel em Direito e organizar a Ordem dos Advogados do Brasil, instituída em 18 de novembro de 1930.
Graças ao empenho da advocacia ao longo da história, a OAB se tornou uma das principais entidades defensoras do Estado Democrático de Direito, atuando em fatos marcantes do país, como na luta contra a ditadura militar e na reconstrução da democracia.
![]() |
22/08/2017
Aposta do Ceará fatura sozinha mais de R$ 158 milhões na Mega-Sena
Próximo concurso deverá sortear cerca de R$ 45 milhões |
![]() |
22/08/2017
Nova diretoria da Acipa é empossada em noite festiva [VÍDEO]
Adir Meinerz assume comando da ACIPA em evento festivo |
![]() |
22/08/2017
Missas com imposição das cinzas marcam o início da Quaresma em Palotina [VÍDEO]
Duas missas aconteceram na Igreja Matriz |