Dez novos casos de HIV foram registrados neste ano em Palotina, através de testes rápidos realizados nas unidades de saúde
Palotina - O número de pessoas portadoras do vírus HIV (AIDS) e de DSTs doenças sexualmente transmissíveis vem aumentando em todo Brasil. Em Palotina, conforme a enfermeira responsável pelo setor de vigilância em saúde, Maristela Barbieri, 10 novos casos de HIV foram registrados neste ano no município, através de testes rápidos realizados nas unidades de saúde.
Segundo Maristela, o número é considerado alto, tendo em vista que durante todo o ano de 2016 foram registrados nove casos em Palotina. Houve aumento também no número de pessoas com sífilis, outras doenças sexualmente transmissíveis e HPV. Nos casos de HIV, segundo Maristela, a maioria se concentra em homens, heterossexuais e com idade entre 15 a 24 anos.
Para Maristela, o importante ainda é se prevenir e a maneira mais eficaz é o uso do preservativo que é distribuído gratuitamente nas unidades de saúde do município. “ Maristela disse que os resultados dos exames são sigilosos e que os pacientes com HIV ou outras DSTs recebem o acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde.
“Com o uso do coquetel de medicamentos, os portadores de HIV levam uma vida normal, mas a prevenção ainda é a melhor solução para o combate destas doenças sexualmente transmissíveis”, disse Maristela.
![]() |
16/08/2017
Capitão Aparecido recebe homenagem pelos serviços prestados a Palotina [VÍDEO]
A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira, dia 18 |
![]() |
16/08/2017
Arraiá Rock no Pelin atrai grande público e é um sucesso [VÍDEO]
O evento aconteceu no sábado, dia 5 |
![]() |
16/08/2017
Missão tilápia cumprida com sucesso
De tenente do Exército a piscicultor, Pedro Lessa produz um milhão de tilápias por ano |