Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
10/07/2017 15:13
Audiência pública debateu a extinção de zonas eleitorais em todo Brasil

Líderes de partidos e autoridades políticas participaram da reunião

Palotina - A Comarca de Palotina, que envolve também o município de Maripá, por meio do juiz, Dr. Sérgio Decker realizou na última sexta-feira, dia 30, no Fórum Eleitoral uma audiência pública sobre a diminuição de zonas eleitorais em todo Brasil. Líderes de partidos e autoridades políticas participaram da reunião, entre eles o prefeito de Palotina, Jucenir Stentzler, de Maripá, Anderson Bento Maria, o presidente da Câmara de Palotina, Elias Naor; o presidente da Câmara de Maripá, Euclides Kreutz; o juiz, Dr. Sérgio Laurindo Filho, promotora de Justiça, Dra. Cristiane Aparecida Ramos e demais Vereadores.
No mês de junho, o plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou uma resolução que tem o objetivo de remanejar, ou seja, diminuir o número de zonas eleitorais em todo Brasil. O ministro do TSE, Gilmar Mendes, disse que a supressão de zonas eleitorais tem por finalidade aprimorar os trabalhos e economizar gastos. Com essa diminuição, cidades próximas às zonas eleitorais extintas, acabam por acumular os serviços das demais zonas.
Segundo o Dr. Sérgio Decker, juiz da Comarca de Palotina, a ideia de suprimir zonas eleitorais acarretaria no acúmulo de serviços a outras cidades e a dificuldade do acesso da população aos locais na procura dos serviços que são disponibilizados.
O Dr. Sérgio Decker afirmou que o Paraná construiu em 2016, 100 novos cartórios eleitorais, além de que, muitos terrenos para a construção desses cartórios eleitorais foram doados por Prefeituras. Segundo Decker há uma expectativa de que 196 municípios do Paraná sejam atingidos com esta mudança na legislação e entre 70 a 80 zonas eleitorais podem deixar de existir.
As pessoas na audiência pública, em consenso se prontificaram a elaborar uma Carta de Palotina que será enviada ao TSE reprovando essas alterações e também uma Moção de Repúdio destinada à Assembleia Legislativa contra a extinção dessas zonas eleitorais. “A audiência pública foi bastante positiva, pois esclarecemos aos mandatários e representantes de partidos políticos a respeito dessas questões”, destaca Sérgio Decker.

Fonte: Folha da Terra Fotos: Celso Becker/Folha da Terra


PUBLICIDADE