Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
18/06/2017 22:01
Excesso de chuvas pode ter prejudicado o desenvolvimento do milho safrinha

Em algumas lavouras de Palotina o milho já foi danificado com o excesso de chuvas 

Palotina - O excesso de chuvas dos últimos meses tem preocupado os agricultores de Palotina. De acordo com o técnico agrônomo da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná), Eduardo Wammes, o volume de chuvas acumulados sobretudo nos últimos três meses pode prejudicar o milho e a produtividade poderá ser afetada.
De acordo com dados levantados pelo setor agronômico da C.Vale, o volume registrado de chuvas em abril foi de 293 milímetros, em maio 292 e nos dias 4, 6 e 8 de junho foram registrados 75 milímetros em Palotina. Em maio de 2016, o volume de chuvas foi de 219 milímetros, isso equivale a 33% a mais no volume de chuvas em maio deste ano.
Segundo Eduardo, Palotina possui uma área plantada de milho de 45 mil hectares, inicialmente a rentabilidade da produtividade indicava 255 sacas por alqueire, mas com o acúmulo das chuvas, tende a diminuir e poderá haver atraso no início da colheita.
Já o trigo, conforme Eduardo, ainda está em fase de desenvolvimento, por isso não apresenta sinais de que poderá ter a produção ameaçada. Em relação as geadas, registradas em alguns pontos de Palotina nos últimos dias, Eduardo diz que não houve registros que chegou a afetar o milho safrinha.

 

Fonte: Folha da Terra Foto: Celso Becker/FT


PUBLICIDADE