Na ocasião estiveram participando representantes da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) e também da Itaipu Binacional
Palotina - O auditório da Associação Comercial e Empresarial de Palotina (Acipa) ficou lotado na sexta-feira, dia 9, para a reunião em que foi discutida a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Palotina. Na ocasião estiveram participando representantes da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) e também da Itaipu Binacional. O palestrante foi o vice-presidente da Caciopar, Danilo Vendruscolo, que esclareceu aos presentes sobre os objetivos do conselho e também sobre a mobilização da sociedade em prol de sua constituição. Danilo trouxe a experiência do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (CODEFOZ). Segundo Danilo no âmbito do conselho os segmentos da sociedade, em conjunto com o poder público, definirão metas e atuarão para concretizá-las a médio e longo prazos. Ele observa que normalmente os governos planejam para quatro anos quando na verdade o essencial é um planejamento para um tempo maior. “É louvável a iniciativa da Acipa e demais entidades em formar este conselho para que o município possa se desenvolver de forma sólida e segura, focando em suas potencialidades”, destacou Danilo que participou da criação do Codefoz.
Ao abrir o encontro o presidente da Acipa, Marcos Frazão, destacou que os segmentos organizados de Palotina anseiam pela organização do conselho que possa planejar o desenvolvimento do município. Ele lembrou que as cidades que apostaram na criação do conselho alcançaram excelentes patamares de desenvolvimento e que o mesmo objetivo é buscado para Palotina.
O presidente da Caciopar, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, disse no encontro que a iniciativa de Palotina atende os objetivos da entidade que representa as associações comerciais do Oeste. Ele ressalta que a criação do conselho é fundamental para a construção de um futuro melhor e mais organizado. Lembrou que uma das metas de seu plano de ação é justamente fomentar a criação de conselhos e apoiar os Observatórios Sociais para que, juntos, possam trabalhar em campanhas e ações de integração e de incremento econômico do território, ampliando o senso de pertencimento, o que é indispensável para o sucesso de todo o Oeste.
Ao final do encontro os presentes apoiaram a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Palotina que passa a ser estruturado a partir de agora.
![]() |
20/09/2016
Capitão Aparecido recebe homenagem pelos serviços prestados a Palotina [VÍDEO]
A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira, dia 18 |
![]() |
20/09/2016
Arraiá Rock no Pelin atrai grande público e é um sucesso [VÍDEO]
O evento aconteceu no sábado, dia 5 |
![]() |
20/09/2016
Missão tilápia cumprida com sucesso
De tenente do Exército a piscicultor, Pedro Lessa produz um milhão de tilápias por ano |