De acordo com dados da Emater, cerca de 90% da área total do milho safrinha já foi colhida no município
Palotina – Após vários dias de tempo bom no município de Palotina, os agricultores aproveitaram as condições climáticas favoráveis para intensificar os trabalhos da colheita do milho safrinha, que no momento, entra na reta final.
De acordo com dados da Emater, cerca de 90% da área total do milho safrinha já foi colhida no município, apesar da produtividade ter ficando abaixo da média, com a expectativa entre 240 a 250 sacas por alqueire.
De acordo com Paulo Tomazella, da Emater, a produtividade inicialmente esperada, dado a tecnologia utilizada, era de 280 sacas por alqueire em média, porém as temperaturas elevadas e falta de chuvas no período de formação de grãos durante o mês de maio, acabaram prejudicando a cultura. Outro fator constatado foi a chegada da geada mais cedo este ano, final do mês de maio e junho, que também acarretou redução de produtividade, principalmente, nas lavouras plantadas após o dia 10 de fevereiro de 2016.
Por fim, Tomazella destacou, ainda que tão logo o milho safrinha esteja colhido, os produtores devam investir na cobertura de solo com o plantio de aveia ou nabo forrageiro nas suas áreas, protegendo-o, até o mês de setembro, quando inicia-se novamente o plantio da safra de verão.
![]() |
29/07/2016
Prefeito de Palotina visita estande do Sicredi no Dia de Campo da C.Vale
Cooperativa reforça parceria com produtores rurais e apresenta soluções financeiras para investimentos e inovação no campo |
![]() |
29/07/2016 Jovens celebram o Dia Nacional da Juventude com muita música, fé e louvor [VÍDEO] |
![]() |
29/07/2016 Palotina entre os municípios com melhor desempenho no Paraná, aponta IPDM |