Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
20/07/2016 13:17
Agricultores participam de palestra sobre curso que será ministrado em Palotina

Palestra no Sindicato Rural aborda curso que será realizado em setembro

Palotina – O Sindicato Rural Patronal de Palotina realizou na última quarta-feira, dia 13, uma palestra em seu auditório para explanação sobre um curso que será ministrado a partir de setembro, numa realização do Sindicato Rural Patronal, FAEP, Senar, Embrapa e Emater.
O curso denominado Inspetor de Campo - Manejo Integrado de Pragas, MIPE, iniciará em setembro, quando inicia-se o plantio da soja, prosseguindo durante o período de desenvolvimento da cultura.
A palestra foi ministrada pela engenheira agrônoma e técnica do Senar Flaviane Medeiros, de Curitiba, que esteve repassando as informações sobre o curso que acontecerá em setembro.
Além de agricultores associados do Sindicato, participaram da palestra o vice-presidente do Sindicato, Edmilson Zabott; o estencionista da Emater Paulo Tomazela e representantes do Setor Palotina da UFPR e do Colégio Agrícola.
MIPE - O MIPE é uma técnica de manejo que tem como objetivo manter a população de pragas sempre abaixo do nível de dano econômico, para isso o protocolo prevê uma série de estratégias de controle, que inclui o uso de plantas geneticamente modificadas para resistir as pragas, controle biológico utilizando os inimigos naturais das pragas para combate-las e aplicação de inseticidas. Para saber quando é a hora certa de utilizar as estratégias de controle, uma ferramenta indispensável é o pano de batida, através do qual é possível monitorar a presença de pragas e sinais de outros agentes biológicos nas lavouras.
Sobre o curso a técnica do Senar Flaviane Marcolin Medeiros explicou que, será com aulas práticas e teóricas e que por doze semanas os representantes do Senar estarão em Palotina visitando as propriedades, fazendo o monitoramento da plantação, juntamente com os participantes do curso.
O vice-presidente do Sindicato Rural Patronal, Edmilson Zabott, destacou a importância do curso. “É um projeto que já vem sendo discutido há muito tempo e que agora a FAEP e o Senar juntamente com a Embrapa e Emater, que são dois órgãos que estão ligados diretamente ao campo, vão oferecer aos produtores rurais, é de longo prazo, mas que é muito fácil e muito simples de fazer, terá início somente em setembro quando inicia o plantio da soja e vai terminar quando houver a colheita da soja, porque é um curso de monitoramento de pragas, então vai ter que ser trabalhado durante o cultivo”.

Fonte: Folha da Terra Fotos: Celso Becker/Folha da Terra


PUBLICIDADE