A Secretaria de Saúde de Toledo comunicou, nesta quinta-feira (18), o primeiro caso de Zika Vírus em Toledo. A pessoa infectada é do sexo feminino e contraiu a doença em viagem ao Mato Grosso. Até o momento, oito situações suspeitas foram comunicadas no município. Destas quatro foram descartadas, uma confirmada e três aguardam resultados.
O diretor geral de Saúde no município, o médico Fernando Pedrotti, informou que a paciente recebeu todos os cuidados e se recupera bem. Na região onde reside a paciente, o Jardim Gisela, foram realizados todos os procedimentos, entre eles o bloqueio mecânico, que consiste em uma varredura em um raio de 300 metros da moradia da pessoa doente, e demais ações previstas nos protocolos do Ministério da Saúde.
Pedrotti reforçou a necessidade das pessoas intensificarem os cuidados com seus quintais e o uso de repelente. “É preciso nos cercar de cuidados para evitar a proliferação. Mesmo alguém que teve a doença, que use o repelente para evitar que o mosquito a pique e leve o vírus para outras pessoas”.
Os moradores da região, segundo o diretor, devem vistoriar seus quintais e recolher os objetos que possam acumular água. “Teremos, no bairro vizinho, o Jardim Porto Alegre, uma edição do Ecoponto Itinerante, no sábado (20), das 8h às 12h. Leve tudo que possa acumular água para o local que a Prefeitura fará a destinação correta”, frisou.
Números
Até o momento a Prefeitura de Toledo já notificou 134 suspeitas de dengue. Destes, 34 casos foram confirmados, sendo 16 importados e 18 autóctones. Para Zika Vírus foram 8 notificações, sendo quatro descartadas, uma confirmada e quatro aguardam o resultado. Já para Chikungunya tem 11 casos suspeitos, dois descartados e nove aguardando o exame.
![]() |
19/02/2016
Capitão Aparecido recebe homenagem pelos serviços prestados a Palotina [VÍDEO]
A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira, dia 18 |
![]() |
19/02/2016
Arraiá Rock no Pelin atrai grande público e é um sucesso [VÍDEO]
O evento aconteceu no sábado, dia 5 |
![]() |
19/02/2016
Missão tilápia cumprida com sucesso
De tenente do Exército a piscicultor, Pedro Lessa produz um milhão de tilápias por ano |