O trabalho em conjunto entre as secretarias municipais de Maripá está resultando na intensificação de ações no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya
Maripá - O trabalho em conjunto entre as secretarias municipais está resultando na intensificação de ações no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Além do trabalho rotineiro dos Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e Inspetores de Saneamento, nesta quinta-feira (4) a Secretaria de Viação, Obras e Serviços Públicos iniciou o recolhimento de galhos e entulhos nas ruas da sede do município. O trabalho se estenderá durante a próxima semana, após o Carnaval, e também será realizado nos distritos de Candeia e Pérola Independente.
Grande quantidade de entulho foi encontrada em frente às casas dos moradores. “O material recolhido está sendo devidamente separado pelos trabalhadores da secretaria, assim como destinado corretamente”, explica o secretário de Viação, Obras e Serviços Públicos Donaldo Seling. As recomendações foram realizadas pela promotora de Justiça da Comarca de Palotina Cristiane Aparecida Ramos durante reunião com o prefeito Anderson Bento Maria e a secretária de Saúde Andreia Bento Maria Scudeller, na terça-feira (2).
Entre os dias 19 e 28 de janeiro os Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e Inspetores de Saneamento realizaram o primeiro Arrastão da Dengue do ano. O índice de infestação predial chega a 3,85% diante de menos de 1% o qual é preconizado pelo Ministério da Saúde. “Estamos numa luta incansável no combate ao mosquito. O alto índice de infestação eleva o risco de nova epidemia com os agravantes da Febre Chikungunya e do Zika Vírus”, ressalta a secretária de Saúde Andreia. As doenças são responsáveis pelo surgimento da microcefalia, de hemorragias, alterações neurológicas e morte.
As equipes adentraram nos imóveis vistoriando os quintais e grande qualidade de lixo foi encontrada. Nos casos de acúmulo de lixo, caixas d’água destampadas, bebedouros de animais descuidados (sujos), lonas, calhas entupidas e desleixo, em geral, com a higiene dos quintais os responsáveis foram notificados para regularizarem a limpeza no prazo de 48 horas. Nos casos de fossas com desmoronamentos ou mal tampadas, o prazo foi de quinze dias para regularização.
A Lei Municipal que prevê a notificação e a reincidência durante um ano, permitindo que os trabalhadores de saúde não precisem realizar nova notificação em casos de irregularidade, sendo autuados imediatamente, também foi alterada. Caso o responsável não esteja no domicílio, será comunicado através de AR, via Correios.
A Secretaria de Educação, Cultura e Desportos também auxilia com a distribuição de material educativo e orientação de pais e alunos no retorno às aulas.
![]() |
05/02/2016
Confira as fotos da Palestra Show com Vilson Cechetti em Palotina [VÍDEO]
O evento aconteceu no Clube do Vovô |
![]() |
05/02/2016
Transforme Seu Celular em Oportunidades
As inscrições estão abertas através do link oficial |
![]() |
05/02/2016
ARDEFA realiza evento do Dia Nacional do Campo Limpo para celebrar os resultados [VÍDEO]
O evento aconteceu no dia 18 |