A Congregação do Apostolado Católico (Irmãs Palotinas), após 47 anos de existência no município de Palotina encerraram as atividades na Paróquia de Palotina
Palotina - A Congregação do Apostolado Católico (Irmãs Palotinas), após 47 anos de existência no município de Palotina encerraram as atividades na Paróquia de Palotina. A Irmã Nilda Rogia, irmã do Dom Elói Roggia, residia em Palotina há 4 anos e agora está de mudança para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, aonde dará sequência ao trabalho religioso.
A Paróquia São Vicente Pallotti realizou diversas celebrações de despedidas e homenagens para as Irmãs Palotinas e para a Irmã Nilda. Missas foram celebradas no sábado, no domingo, também com homenagens no Santuário da Salette e na segunda-feira, dia 15, durante a missa a Câmara de Vereadores através do presidente Roberto Celso Vilela e dos vereadores Osvaldo Paulino de Freitas, Mauro Antonio Holz e Eurico Fernandes Barbosa entregaram a Moção de Aplausos, aprovada na sessão da tarde do mesmo dia, às irmãs junto com o pároco Padre Manoel de Pierre Primo. O prefeito Jucenir Stentzler também esteve presente na celebração e prestou homenagens à irmã Nilda e às irmãs presentes na oportunidade.
Pelo menos quatro irmãs da Congregação, entre elas a Provincial (responsável) pelas irmãs, Giselda Perin, estiveram em Palotina para auxiliar a Irmã Nilda nas últimas atividades e acompanhá-la até Porto Alegre. Também para agradecer pelos 47 anos de trabalhos aqui em Palotina, pelo acolhimento dos Padres Palotinos e de toda comunidade.
Irmãs Palotinas fizeram parte da história de Palotina
O histórico da chegada e saída da cidade de Palotina é especificamente da Paróquia São Vicente Pallotti onde as irmãs vieram e fizeram o apostolado, segundo o carisma de São Vicente Pallotti, junto as comunidades da cidade e do interior.
As Irmãs Palotinas vieram a Palotina, a pedido dos Padres Palotinos da Província Nossa Senhora Conquistadora, para colaborar na evangelização do povo desta comunidade.
Aos 21 de fevereiro de l969, às 11 horas da manhã chegaram, vindas de Porto Alegre a bordo de uma Kombi as Irmãs: Inez Gomes de Matos; Cleonira Cita; Maria Luiza Mozzaquatro e Doroteia Weber acompanhadas pela então Provincial Ir. Tereza Rossato.
As Irmãs Palotinas auxiliavam na equipe de canto, catequese, liturgia e realizavam um trabalho de evangelização na comunidade e se tornaram referência no município, sobretudo, com a Casa de Formação.
![]() |
22/02/2016
Capitão Aparecido recebe homenagem pelos serviços prestados a Palotina [VÍDEO]
A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira, dia 18 |
![]() |
22/02/2016
Arraiá Rock no Pelin atrai grande público e é um sucesso [VÍDEO]
O evento aconteceu no sábado, dia 5 |
![]() |
22/02/2016
Missão tilápia cumprida com sucesso
De tenente do Exército a piscicultor, Pedro Lessa produz um milhão de tilápias por ano |