Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
04/08/2015 00:00
Palotina registra aumento na área plantada de soja na safrinha

O município de Palotina tem na exploração de grãos uma de suas principais fontes geradora de emprego e renda. 

Palotina - O município de Palotina tem na exploração de grãos uma de suas principais fontes geradora de emprego e renda. Tradicionalmente, os produtores têm apostado na exploração da soja como safra de verão e no plantio de milho na safra de inverno.

Os números levantados na reunião do Deral, que aconteceu na última semana, ratifica este comportamento.
Para uma área agricultável municipal estimada em aproximadamente 47 mil hectares, na safra de verão, a soja ocupou 45 mil hectares. Tem-se, basicamente, apenas uma cultura explorada no verão. Por outro lado, na safra de inverno, o milho tem uma perspectiva de ocupação de 38.300 hectares, redução de 1.000 hectares em relação a safra anterior e o trigo com a perspectiva de 3 mil hectares, sendo mil hectares a mais em relação a safra passada. Já a soja safrinha ocupa uma área estimada de 4 mil hectares, 500 hectares a mais em relação a safra anterior.
Para o Extensionista da EMATER da Unidade de Palotina Paulo Tomazella, a expressão da área cultivada com soja safra de verão é uma tradição no município sendo a principal safra dos produtores. Segundo ele, o que traz preocupação é a expansão do cultivo da soja safrinha, que a princípio pode auferir ganhos econômicos para os produtores, mas que a médio e longo prazo poderá resultar em prejuízos dado ao curto período sem a presença desta cultura, proporcionando a chegada mais cedo para a cultura de soja de verão, de pragas e doenças, onerando o já elevado custo de produção.
Para o técnico, o produtor deve se preocupar não só com a tecnologia de produção, mas, principalmente, com o sistema de plantio direto, que só é sustentável com a rotação de cultura que seria possibilitado por meio da diversidade nas explorações.



PUBLICIDADE