Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
04/08/2015 00:00
Agentes de saúde participam de capacitação

A Secretaria Municipal de Saúde de Palotina através da uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde e a 20ª Regional de Saúde realizou na segunda-feira, dia 22, uma capacitação para agentes comunitários de saúde sobre Hanseníase. O tema foi trabalhado pela coordenadora Estadual do Programa de Controle da Hanseníase, Nivera Stremel.

Agentes comunitários de saúde participam de capacitação sobre a Hanseníase

Palotina - A Secretaria Municipal de Saúde de Palotina através da uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde e a 20ª Regional de Saúde realizou na segunda-feira, dia 22, uma capacitação para agentes comunitários de saúde sobre Hanseníase. O tema foi trabalhado pela coordenadora Estadual do Programa de Controle da Hanseníase, Nivera Stremel. O objetivo desta capacitação foi ampliar os conhecimentos sobre este assunto, visando um atendimento com qualidade aos usuários, além de fortalecer as equipes de estratégia em saúde da família visando o diagnóstico precoce da doença.
Além dos agentes comunitários que participaram da capacitação, marcaram presença o vice-prefeito, Idenir Pedrinho Brum e a secretária municipal de saúde, Nissandra Karsten.
Várias ações são desenvolvidas no município de Palotina durante todo ano. As mesmas têm por objetivo realizar a investigação de novos casos de Hanseníase, acompanhar os pacientes em tratamento, orientarem a prevenção de incapacidade dos mesmos, avaliar seus comunicantes e ainda orientar e conscientizar a população sobre o tema.
A Hanseníase é considerada como uma doença infecciosa, de evolução crônica muito longa, sendo causada por uma bactéria que acomete principalmente a pele em várias regiões do corpo e os nervos das extremidades.
A principal característica da Hanseníase é o aparecimento de manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele acompanhada de perda de sensibilidade tátil e térmica no local. Se não diagnosticada e tratada precocemente à Hanseníase pode provocar incapacidades físicas no paciente.
Já erradicada em muitos países do mundo, a Hanseníase é de fácil tratamento e cura, sendo transmitida de pessoa para pessoa através de gotículas de saliva da pessoa contaminada e que ainda não tenha iniciado o tratamento.
O diagnóstico precoce da doença é muito importante e visa impedir a evolução da mesma para formas incapacitantes e deformantes e contribui para a erradicação da Hanseníase.



PUBLICIDADE