Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Esportes
24/05/2020 13:59
De Volta ao Passado: Motocross movimentou Palotina na década de 90

O município de Palotina foi palco na década de 90 de grandes competições de motocross e supercross

Palotina – Nesta edição do quadro “De Volta ao Passado” do Jornal Folha da Terra, contamos a história do Palotina Moto Clube que realizou grandes competições regionais, estaduais e até etapa do Brasileiro de Motocross e Supercross, eventos que chegaram a levar 4 mil pessoas a pista, localizada na saída para Terra Roxa, mas por falta de apoio foi desativada.

O Palotina Moto Clube surgiu através da iniciativa de um grupo de amigos que no final da década de 80 e início de 90, promoviam algumas competições, tais como os Arrancadões de Moto, sendo que as de maior destaque acontecia na Rua 21 de Abril, em frente à praça Rafael Pivetta, ao lado do Banco do Brasil.

Adolar De Carli, o Tatto, foi o coordenado da maioria dos eventos, tanto em Palotina, como em Maripá, e que por diversas ocasiões levou pilotos e motos para competir em Arrancadões no Autódromo de Cascavel e em outras cidades do Paraná.

Tatto promoveu uma reunião com o intuito de construir uma pista de motocross/supercross na chácara da família Pasqualotto, na saída para Terra Roxa, oportunidade em que foi criado o Palotina Moto Clube, em meados de 1990 e composta a diretoria executiva tendo Adolar De Carli (Presidente), Nedir Chiesa (Vice-presidente), Gilberto A. Kreling (Tesoureiro), Silmar Soligo (Secretário), Suli Zabott (Vice-secretário), Enimar Pizzatto (Diretor jurídico), além de Euclides Pasqualotto e José A. R. Da Costa (Diretores Esportivos).

Para a construção da pista destacou-se o empenho do Euclides Pasqualotto, que praticamente criou os obstáculos e o traçado da mesma com os tratores da família. Vários eventos foram realizados, como bailes, churrascos e até o sorteio de um carro 0 km para angariar fundos para o projeto.

Foram promovidos diversos eventos de motocross e supercross nos anos de 1991/1992, Campeonatos Regionais, Estaduais e uma etapa do Campeonato Brasileiro de Supercross. Período considerado o auge de diversos pilotos com destaque para o Japonês Voador Eduardo Saçaki, Cásio Garcia e muitos outros.

Devido à uma série de circunstâncias, os altos custos da realização dos eventos, onde na época do chamado Plano Collor, as empresas não concebiam mais patrocínios (que era o suporte do motocross e supercross), sem contar que não havia praticamente nenhum tipo de suporte por parte da Prefeitura Municipal de Palotina e Secretaria Municipal de Esportes, o Palotina Moto Clube foi desativado ficando apenas na memória dos grandes eventos que lá foram realizados.

 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHASTAPP DO FOLHA DA TERRA!

Fonte: Folha da Terra Crédito: Arquivo pessoal


PUBLICIDADE