Por Elizeu Lopes dos Santos
O coronavírus afetou todos os setores da economia em escala global e com o esporte não foi diferente. A paralisação, o cancelamento e a postergação de competições trouxeram prejuízos para toda a cadeia que forma a indústria esportiva, como times, marcas patrocinadoras, investidores, mídia e o varejo em geral.
E o esporte como será daqui para frente?
Os espectadores esportivos são alimentados com notícias sobre coronavírus, confinados em suas casas, surgiram novas tendências de consumo, informações.
A pandemia do coronavírus parou o mundo, além dos prejuízos naturais para a indústria de todos os segmentos, fez com que o maior evento esportivo de 2020, a Olimpíada de Tóquio, fosse adiado e agora?
Existem muitos posicionamentos e alguns baseados em interesses próprios embora esse seja o momento de repensar atitudes e parar de se esconder atrás de frases de efeitos como “o importante é preservar a vida”. O momento nos convida a olhar além, se preparando para o quem vem depois.
Acabar os campeonatos, sim ou sim?
Quando um torcedor compra um ingresso e vai a um espetáculo esportivo, esse ato vai muito além do que gastou na compra da entrada. Há reflexos em uma cadeia produtiva que inclui o transporte, comida, bebida, entretenimento, compra de produtos e, claro, arrecadação de impostos.
É possível voltar? Dificilmente alguém ter essa resposta.
É provável que o igual era antes; nunca mais será, seja no esporte amador ou profissional.
Embora confesso que sou otimista, nós seres humanos temos enorme capacidade de adaptação.
Seria importante prosseguir com as competições e atividades esportivas; claro que obedecendo os protocolos de segurança, entendo que iria ajudar a buscar algo próximo a normalidade permitindo desenvolver estratégias para nos adequar ao cenário atual.
Com o fechamento de academias, centros esportivos, estádios, campos de jogos, significa que, a comunidade esportiva está enfrentando grande desafio devido às medidas impostas pelo mundo, embora seja preciso manter-se em forma e em boa saúde, sobretudo neste momento de incerteza e distanciamento social.
Não adianta somente orar é preciso oração e ação; já passou da hora de se buscar uma saída que seja benéfica a coletividade seja no esporte ou em outros segmentos da sociedade. Caso contrário, se continuará cada um buscando uma alternativa para sua sobrevivência de forma desorganizada levando ao caos. Sem nenhuma solução.
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHASTAPP DO FOLHA DA TERRA!
![]() |
29/05/2020
1° Torneio de Sinuca na S.O.S será realizado no sábado
Maiores informações pelo fone (44) 99853-2920, com João Paulo. |
![]() |
29/05/2020
Disputada mais uma rodada do Municipal de Futsal, nesta quarta-feira [VÍDEO]
Três jogos foram realizados |
![]() |
29/05/2020 Terra Roxa goleia Bituruna pelo Paranaense de Futsal Bronze |