O Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro, está bem próximo de conhecer o campeão de sua 21ª edição. Depois dos jogos das quartas-de-final, quatro equipes seguem em busca do título da principal competição do salonismo estadual: o Poker/Óleo Leve/Guarapuava Futsal, a Casa Nissei/Foz Cataratas, o Gazin/Umuarama/Penalty e o São Lucas/Grupo Ivo.
É provável que o primeiro das semifinais jogo seja realizado na sexta-feira (dia 30), às 20h30, no ginásio Antônio Lacerda Braga, em Paranavaí, entre o São Lucas e o Umuarama. No sábado (provavelmente às 19 horas), no ginásio Costa Cavalcante, o Foz Cataratas recebe o Guarapuava Futsal. Os jogos de volta estão previstos para o dia 7 de novembro e se houver necessidade de terceiros jogos, estes serão realizados no dia 11. No dia 14 de novembro deve ser realizada a primeira partida da decisão.
Poker/Óleo Leve/Guarapuava Futsal
O atual campeão da Chave Ouro começou muito bem a temporada, conquistando o título do Torneio dos Campeões da FPFS e assumindo a liderança nas primeiras fases da Chave Ouro e Liga Nacional de Futsal. Mas, no decorrer da temporada, o time guarapuavano teve vários altos e baixos, perdeu jogadores importantes e teve que administrar uma crise financeira, causada pela saída de alguns patrocinadores da temporada passada. Porém, mesmo aos "trancos e barrancos", o time de Guarapuava chegou entre os quatro melhores, confirmando seu status como um favoritos ao título, pela qualidade do elenco e pela força de sua equipe, principalmente, jogando em casa.
Muitos defendem a tese de que um time, para ser campeão, deve crescer na hora certa. E a se julgar pelos últimos resultados, os guarapuavanos podem assumir este papel. O time fez uma boa primeira fase, apesar de perder a liderança nas últimas rodadas para o Umuarama. Na segunda fase, a equipe quase não classificou, conseguindo a vaga apenas na rodada final. Nas quartas, o time fez três jogos emocionates contra o Marreco Futsal, em um confronto que já se transformou em um dos grandes clássicos do Paraná. Assim, nada impede que o Poker ganhe força e faça seus melhores jogos nesta reta final para garantir o terceiro título estadual.
Na Chave Ouro deste ano, o Guarapuava Futsal já jogou 27 vezes, venceu 15, empatou 4 e perdeu 8 jogos. Os guarapuavanos marcaram 84 gols e sofreram 70. O artilheiro da equipe é Bruno Petry, com 17 gols. Outros destaques são Felipinho (14 gols), Régis (12) e Mauricinho (10).
Casa Nissei/Foz Cataratas Futsal
Um dos times mais bem sucedidos do estadual deste ano é, indiscutivelmente, o Foz Cataratas. Jogando em Foz do Iguaçu, o clube segue invicto desde o início do certame. Foram 13 jogos, 12 vitórias e um empate (contra o Marreco) jogando na Fronteira. O desempenho fora de casa também foi muito bom, tanto que rendeu à equipe a segunda melhor campanha da competição até o momento. Apesar disso, por força do regulamento, o time de Foz decidirá fora de casa a fase semifinal, já que o Guarapuava fez uma melhor campanha na primeira fase. Mesmo com este detalhe da fórmua de disputa, o clima de otimismo é grande em Foz do Iguaçu, que sonha em rever uma equipe da cidade como campeã estadual. O último campeão foi o Foz Futsal, em 2001. Antes disso, o Foz Futsal já tinha sido campeão nos anos de 1996 e 97.
Mesmo que não chegue à conquista do título, o Foz Cataratas já fez história ao chegar à semifinal, já que desde 2008 uma equipe da cidade não chegava tão longe na Chave Ouro. A confirmação da classificação veio em grande estilo, com uma vitória de 3x1 sobre o multi-campeão Cascavel Futsal, no ginásio Costa Cavalcante.
A campanha da equipe iguaçuense tem 15 vitórias, 6 empates e 5 derrotas. O time marcou 70 gols e sofreu 45. O principal artilheiro da equipe é o ala Neto, com 13 gols. Na sequência aparecem Rodriguinho (8 gols), Papão (8), Willian Brandão (8), Douglas Jesus (6), Romarinho (6) e Murilo (6).
Gazin/Umuarama/Penalty
Dos quatro times que alcançaram às semifinais, o de Umuarama é que chega com um certo favoritos em relação aos demais. Isso porque a equipe do noroeste fez a melhor campanha ao longo da competição e, por isso, terá a vantagem de decidir em casa os jogos da semifinal e da final, caso se classifique no confronto contra o São Lucas. O fator casa tão é decisivo que as quatro equipes que se classificaram, na fase de quartas-de-final, decidiram em seus ginásios as partidas de volta. Com este trunfo, pode-se dizer que os umuaramenses estão um passo à frente dos demais na briga pelo título.
Desacreditado no início da temporada, o time de Umuarama apostou em uma mescla de jogadores jovens e experientes e foi crescendo no decorrer da temporada. Com isso, venceu o Guarapuava na reta final da primeira fase, em pleno Joaquinzão, e faturou o Troféu Jorge Kudri (conferido à melhor equipe da primeira fase). Na segunda fase, o Foz superou o time de Umuarama no grupo A, mas na soma das duas fases a melhor campanha ainda é a umuaramense.
Até o momento o Umuarama Futsal tem 17 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. Marcou 104 gols (melhor ataque da competição) e sofreu 64. O artilheiro da equipe e principal goleador da Chave Ouro 2015 é o pivô Pedro, com 20 gols. Também aparecem bem colocados na artilharia geral os alas Léo Rummenigge (15 gols), Caio (14), Sol Sales (12) e Rodrigo (10).
São Lucas/Grupo Ivo
Se o Umuarama chega como favorito, a tradicional equipe do São Lucas, Paranavaí, chega como a grande surpresa das semifinais. Único participante de todas as edições da Chave Ouro, o time do noroeste se credenciou às semifinais ao eliminar a forte equipe da Copagril, que tinha a melhor campanha da segunda fase do estadual. No entanto, demonstrando muita garra e força dentro do ginásio "Lacerdinha", os paranavaienses carimbaram a vaga entre os quatro melhores do estado.
Se o São Lucas conseguir a sonhada vaga para a final, o clube repetirá o feito de 2011, quando eliminou o Umuarama Futsal nas semifinais, empatando o primeiro jogo em casa (4x4) e vencendo o rival em pleno ginásio Amário Vieira da Costa (3x2). Naquela ocasião, a equipe era comandada pelo mesmo técnico da temporada atual: Luciano Bonfim. Desta forma, o treinador poderá repetir a campanha histórica, derrubando favoritos com uma equipe com orçamento bem mais modesto que os grandes times do estado.
Na campanha deste ano o São Lucas venceu 13 jogos, empatou 5 e perdeu 9. Marcou 75 gols e sofreu 67. O artilheiro da equipe na temporada é Geraldinho, com 14 gols. Também se destacam na artilharia, Eduardinho (12 gols) e Gaúcho (10 gols). Outro grande destaque na temporada é o goleiro Nikinha, que foi peça fundamental para a classificação às semifinais, nos confrontos contra a Copagril.
![]() |
28/10/2015
1° Torneio de Sinuca na S.O.S será realizado no sábado
Maiores informações pelo fone (44) 99853-2920, com João Paulo. |
![]() |
28/10/2015
Disputada mais uma rodada do Municipal de Futsal, nesta quarta-feira [VÍDEO]
Três jogos foram realizados |
![]() |
28/10/2015 Terra Roxa goleia Bituruna pelo Paranaense de Futsal Bronze |