Chegou mais um final de semana, e ao que tudo indica será um final de semana chuvoso. Hoje à tarde eu estava divagando, pensando no que fazer nessa situação e cheguei a conclusão de que nada melhor que pegar umas cervejas e assistir um belo filme, e resolvi então pegar na minha coleção particular um filme que para mim é uma obra de arte e com certeza todos que curtem um bom rock n’ roll vão adorar. Segue pela primeira vez aqui na Várzea Cultural uma dica de filme para o final de semana com um breve resumo.
A dica de hoje é o filme Quase Famosos (Almost Famous) de 2000. Vencedor do Oscar de melhor roteiro original em 2001 e indicado em outras três categorias, o filme conta a história de William Miller, um jovem de 15 anos criado por uma mãe super protetora. Tudo começa quando a irmã de William cansada do protecionismo da mãe resolver ir embora e deixa uma coleção de discos ao garoto de apenas 5 anos, que a partir daí todas as suas atenções se voltam para a música. O jovem começa a escrever matérias para um jornal do bairro e resolve enviar alguns artigos para o editor da revista Creem, Lester Bangs (que realmente existiu) de quem se torna amigo. Tendo Bangs como seu mentor, William recebe um convite inesperado da Rolling Stone para acompanhar a turnê de uma banda novata, a Stillwater, e acaba mergulhando no mundo do rock dos anos 70. William passa por alguns perrengues por ser considerado o “inimigo” por ser da imprensa. O envolvimento com a banda deixa o garoto confuso em relação ao trabalho que deveria desempenhar como jornalista e a amizade que nutria por aqueles com quem passou a conviver.
O interessante do longa é que ele é semi autobiográfico, já que o diretor Cameron Crowe começou sua carreira aos 15 anos como jornalista de rock, tendo acompanhado várias turnês de bandas como o Led Zeppelin. Algumas cenas do filme são inspiradas nas memórias de Crowe, e segundo a lenda, a groupie Penny Lane do filme, a qual William se apaixona, foi inspirada em Bebe Buell que era uma das mais famosas groupies daqueles tempos e é mãe de Liv Tyler com o polêmico Steven Tyler (Aerosmith). Bebe teria sido a primeira paixão do diretor na vida real. Resumindo: é uma ótima pedida. Filme leve, emocionante e com uma baita trilha sonora e várias referencias a cena do rock dos anos 70. Eu diria que a obra é quase obrigatória para os amantes do rock e da sétima arte.
Quase Famosos (Almost Famous)
Ano: 2001
Direção: Cameron Crowe
Duração: 123 min
Nota no IMDb: 7,9/10
Prêmios: Vencedor do Oscar na categoria: Melhor roteiro original
Vencedor do Globo de Ouro nas categorias: Melhor Filme (Comédia/Musical); Melhor atriz coadjuvante (Kate Hudson)
Por Lucas Ribas.
![]() |
10/10/2016 Dia do Compositor é comemorado em 7 de outubro no Brasil |
![]() |
29/09/2016 Dia 20 de setembro: dia do baterista! |
![]() |
13/09/2016 Várzea Cultural completa 1 ano de informação |