Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Várzea Cultural por Felipe Becker
26/11/2015 16:02
Há 39 anos era lançado o primeiro single dos Sex Pistols: Anarchy In The U.K.

Há exatamente 39 anos a controversa banda Sex Pistols dava o seu primeiro passo na cena musical do Reino Unido. A banda na época era formada por Johnny Rotten, Steve Jones, Paul Cook e Glen Matlock (que no ano seguinte seria substituído pelo lendário Sid Vicious). O grupo era empresariado por Malcolm McLaren, que por um tempo também foi empresário dos New York Dolls de Nova Iorque, e foi a partir da convivência de McLaren com os ianques que vieram muitos da influência visual dos Pistols. Já musicalmente falando, conta-se que o punk rock foi introduzido na Inglaterra pelos Ramones em uma turnê realizada na terra da rainha, onde seus shows supostamente foram assistidos por jovens que posteriormente seriam ícones do estilo com as bandas Sex Pistols e The Clash. A influência dos Ramones foi tão nítida para os Pistols que segundo a lenda, Johnny Ramone, que não gostou nada da história, levou uma cópia do single God Save The Queen para o estúdio onde gravaria o próximo álbum de sua banda e exigiu ao produtor que queria algo muito superior, pois os ingleses haviam roubado sua música.

O Single

O primeiro single dos Sex Pistols, Anarchy In The U.K., foi lançado no dia 26/11/1976 pela EMI e desde cedo começou um burburinho em torno da banda. O single foi proibido em rádios locais e recebeu uma chuva de criticas negativas, mas apesar disso, alcançou posições consideráveis nas paradas britânicas obtendo a posição #38 no UK Singles Chart e #27 no chart NME, com uma média de vendas entre 1.500 e 2.000 singles por dia. Após este lançamento, a banda foi se apresentar em um programa televisivo inglês tradicional, apresentado por Bill Grundy, onde Rotten emendou pela primeira vez na história da TV um sonoro “Fuck Off”.
Obviamente a EMI não gostou muito da repercussão do fato e dispensou a banda, pagando-lhe 40.000 libras pela rescisão. Posteriormente a gravadora recebeu uma “homenagem” da banda através da música E.M.I.
Polêmicas a parte, o single se tornou uma febre rapidamente, alavancou o nome dos Sex Pistols, alavancou também a cena punk e cravou seu nome da música mundial. O resto como dizem por aí, é história.

Posteriormente...
A banda americana de thrash metal Megadeth regravou Anarchy In The U.K. em seu álbum de 1988, “So far, so good... So what?”, e também a lançou como um single.
Em 2007, os Sex Pistols foram abordados por produtores do famoso jogo Guitar Hero que gostariam de incluir a música em um novo jogo da franquia, e foi aí que a banda descobriu que os masters da gravação original havia sido extraviados. A Activision então convidou a banda para regravar a canção, o que aconteceu em Los Angeles. A versão que aparece no jogo então, é uma gravação ao vivo realizada em estúdio em 2007 pelos integrantes: Johnny Rotten, Steve Jones e Paul Cook. Algum tempo depois, os masters originais foram recuperados e lançados em uma edição especial de aniversário do primeiro e único álbum da carreira dos Pistols: “Nevermind The Bollocks, Here’s The Sex Pistols”.

Lembrando que amanhã Várzea Cultural com mais uma edição no Jornal Folha da Terra, ligue e assine o jornal para receber em casa juntamente com a Várzea Cultural 44-99849524

Por Lucas Ribas (Várzea Cultural)

 

Fonte: Várzea Cultural

Sobre

Estreiamos a coluna Várzea Cultural, um projeto que começou a ser pensado em uma conversa informal entre amigos e foi colocado em funcionamento.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE