Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Variedades
25/09/2015 20:24
Eclipse lunar em noite de superlua acontece neste domingo

Fenômeno terá seu ponto máximo às 23h47min e lua ficará avermelhada

A lua, sempre prateada e pálida no céu escuro da noite, neste domingo irá se colorir de vermelho por volta das 23h. Um eclipse lunar acontecerá na mesma noite em que a lua atinge seu ponto de maior proximidade com a Terra. Teremos no céu das américas uma superlua eclipsada pela sombra do nosso planeta. A última vez que essa coincidência aconteceu foi em 1982 e a próxima será apenas em 2033.

Mas apesar da coincidência, para quem observará o fenômeno sem o recursos de aparelhos como telescópios, a diferença no tamanho da lua será imperceptível.

Por que vermelha e não escura?

Se a lua entra em um espaço de total sombra atrás da Terra, ela deveria ficar escura e não vermelha, certo? Não. Acontece que nosso planeta tem cerca de 10 quilômetros de atmosfera ao seu redor. Nessa área estão todos os gases que nos protegem e tornam o ambiente terrestre favorável para nossa sobrevivência. Esses mesmos gases, inclusive os poluentes, são os responsáveis pela lua ficar vermelha durante o eclipse lunar.

— É o mesmo efeito que acontece no pôr-do-sol, que deixa o sol avermelhado para quem observa daqui. A luz solar, ao passar por dentro da nossa atmosfera, sofre um efeito de espalhamento. Enquanto as demais cores sofrem um espalhamento maior, o raio de luz de cor vermelha será aquele que irá se espalhar menos e entrará no espaço de sombra projetado pela Terra, iluminando a lua — explica Antônio Kanaan, astrofísico e professor da UFSC.

Fonte: Erich/Foto: Anderson Fetter / Agencia RBS


PUBLICIDADE