A decisão foi anunciada poucos dias antes da obrigatoriedade do extintor ABC
O uso do extintor de incêndio em carros passa a ser optativo no Brasil. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nesta quinta-feira, poucos dias antes da obrigatoriedade de circular com o extintor do tipo ABC, anunciada para o dia 1º de outubro.
– Tivemos encontros com representantes dos fabricantes de extintores, corpo de bombeiros e da indústria automobilística, que resultaram na decisão de tornar opcional o uso do extintor – explicou o presidente do Contran e diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alberto Angerami.
Por enquanto, circular sem o equipamento ou com ele vencido no carro é considerado infração média, com multa de R$ 127,69 e mais cinco pontos na carteira de motorista. O fim da obrigatoriedade do extintor para carros começará a valer a partir da publicação da resolução, o que deverá ocorrer nos próximos dias, segundo o Denatran.
A obrigatoriedade continua para todos os veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.
O Denatran tomou a decisão após constatar, por intermédio de estudos e pesquisas, que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio. Entre as quais, o corte automático de combustível em caso de colisão.
![]() |
17/09/2015
Coronavírus: Foz do Iguaçu autoriza eventos com até 50 pessoas a partir desta quinta-feira
Conforme decreto, locais de eventos poderão funcionar desde que cumpram com medidas sanitárias; Foz do Iguaçu soma 4.270 casos da Covid-19 e 45 mortos pela doença. |
![]() |
17/09/2015 Brasileiro descobre estrela que gira a 5 milhões de km/h |
![]() |
17/09/2015
Cataratas do Iguaçu reabrem para visitação com restrição de 350 pessoas por hora
Reabertura será de forma gradual e seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com os administradores. |