Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
18/02/2021 16:22
Maripá vacinou 86 pessoas contra a Covid-19

No total, o município recebeu até o momento 120 doses da vacina, distribuídas em três lotes.

Maripá - A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Maripá atingiu a marca de 86 pessoas vacinadas com a primeira dose até esta quarta-feira (17). Os dados são Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. No total, o município recebeu até o momento 120 doses das vacinas, distribuídas em três lotes.

A imunização segue o Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19, que está disponível para consulta no Portal da Transparência do município. O documento é elaborado com base no Plano Estadual de Vacinação e as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação Contra a COVID-19, do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
VACINAS RECEBIDAS - Em Maripá, a campanha foi iniciada no dia 20 de janeiro, quando o município recebeu as primeiras 40 doses da vacina Coronavac/Butantan. Desde então, foram recebidos mais um lote da Astrazeneca/Fiocruz e o último com 50 doses da Coronavac/Butantan.

A aplicação das vacinas está sendo realizada de forma gradual, conforme o município recebe as doses que são distribuídas pelo Estado por meio das Regionais de Saúde.
1ª fase: 40 doses da vacina Coronavac/Butantan – Trabalhadores de Saúde da Linha de Frente no Enfrentamento à Pandemia;
2ª fase: 30 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz – Trabalhadores de Saúde;
3ª fase: 50 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz – Idosos acima de 90 anos ou mais (baixando a idade conforme saldo de vacinas);

GRUPOS PRIORITÁRIOS – As primeiras 70 doses foram destinadas exclusivamente aos trabalhadores dos serviços de saúde, já que o município não possui Instituições de Longa Permanência de Idosos (pessoas com 60 anos ou mais, institucionalizadas), os quais também estavam contemplados nesta primeira fase.
“Conforme nossos registros, temos o total de 96 profissionais de saúde, por isso estas primeiras doses não foram suficientes para a imunização de todo este grupo, já que o último lote veio exclusivamente para os idosos. Imunizamos primeiro os profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus e o restante será vacinado quando recebermos mais doses das vacinas”, explica a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica e coordenadora de Imunização, Sandra Carina Klauck Machado.

O último lote de vacinas recebido foi destinado a idosos com 90 anos ou mais. “Nesta faixa-etária, temos registrados 24 idosos, além disso tivemos recusas da vacina, por isso estamos fazendo a busca ativa e baixando a idade conforme o saldo de vacinas. Tanto na sede do município quanto nos distritos estamos fazendo o agendamento para vacinação dos idosos e indo diretamente nas residências para que eles não precisem se deslocar até a Unidade Básica de Saúde. Isso também nos auxilia para que não haja desperdício de doses, já que o frasco contém 10 doses com validade de 8 horas depois de aberto”, relata a enfermeira.
Ainda não há previsão do recebimento de novas doses das vacinas.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO – Os casos confirmados de Covid-19 têm tido um aumento constante desde o início do ano. No último boletim, publicado nesta quarta-feira, dia 17, são 22 casos confirmados ativos no momento, 3 deles internados em UTI, 1 internado em enfermaria e os demais em isolamento domiciliar. Outros 32 estão em investigação, aguardando os resultados dos exames em isolamento.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, Maripá soma 962 casos notificados da doença, sendo 302 deles confirmados, 628 descartados e 5 óbitos.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Maripá


PUBLICIDADE