Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
29/12/2020 18:03
Luiz Ernesto Giacometti define que saúde será prioridade imediata

Prefeito eleito de Palotina, Luiz Ernesto fala sobre seu quarto mandato

Palotina - O médico Luiz Ernesto Giacometti vai assumir o comando do município pela quarta vez no dia primeiro de janeiro. Entre as primeiras medidas que pretende colocar em prática, o foco segundo ele será a saúde. Giacometti disse que pretende fazer uma reestruturação e terá ao seu lado uma pessoa experiente que é Nissandra Karsten.

O prefeito eleito também falou sobre equipe de governo e expectativa em relação à Câmara de Vereadores.

Leia a entrevista:

Folha da Terra - Dr. Luiz Ernesto, que avaliação faz do resultado das eleições municipais?
Luiz Ernesto - Bom essa eleição foi diferente das demais em função da pandemia. Nós tivemos que fazer um trabalho diferente de divulgação do plano de governo onde praticamente fizemos visitas, mas com todo cuidado dentro do protocolo e reuniões em empresas e também através da mídia foi o que trabalhamos bastante nessas eleições, então uma eleição diferente das demais praticamente em função da pandemia do Covid.

Folha da Terra - Expectativa para o novo mandato, um mandato totalmente diferente, as circunstâncias do que o Dr. Luiz Ernesto assumiu lá atrás, vai ser um desafio ainda maior devido essa situação também da pandemia?
Luiz Ernesto - Sem sombra de dúvida, a pandemia está deixando todos nós muito preocupados. Você pode ver a nível de ações do mundo todo, Brasil e do Paraná, então isso faz com que nós temos que nos resguardarmos de algumas ações e também fazer com que tenhamos a responsabilidade de diminuir esses números de casos de Covid em Palotina e trabalhar em cima de um programa de governo voltado em todas ações. Algumas ações vão estar prejudicadas e um exemplo são as escolas. Nós não sabemos qual é a determinação do governo a partir de fevereiro, há um calendário previsto que deverão iniciar as aulas e também outras atividades. Outras secretarias terão um pouco mais de dificuldade, mas estamos focados sim em tentar buscar uma boa administração para o município de Palotina até porque temos tido uma conversa com o governo do Estado e tem programas bons para ser iniciados já a partir de fevereiro.

Folha da Terra - Outro impacto também será com relação ao repasse financeiro, a arrecadação do município também será impactada?
Luiz Ernesto - É nós ainda não tivemos o relatório total dessa questão financeira, mas a princípio sim. Uma diferença que nós temos de outros lugares do Brasil, Palotina é o agronegócio muito forte, não só Palotina, mas a nossa região toda. Nós vamos tomar algumas atitudes em questão de uma administração pública, em questão do IPTU, das taxas que serão iniciadas em fevereiro. Estamos discutindo as ações. Vamos dar oportunidade para que os nossos palotinenses não sofram tanto também na questão financeira das suas empresas do município de Palotina.

Folha da Terra - Essa ideia já seria uma das prioridades já para o início do mandato?
Luiz Ernesto - Uma das prioridades nossa no início do mandato é a questão da saúde, já estamos sentando, estudando, já tivemos com o Governo do Estado. Reestruturar toda área de saúde por causa do atendimento, da dificuldade do Covid, vamos retomar logo no início e não sei até quanto tempo com o governo do Estado porque perdemos as UTI’s, mas é um compromisso nosso, acho que tem uma necessidade, é preciso, em função da própria pandemia, então já estamos conversando, negociando com o governo do Estado de buscarmos alternativas e darmos um reforço na área de saúde em Palotina.

Folha da Terra - Em relação à vinda da Nissandra, qual a expectativa e já está definido de que maneira a Nissandra irá estar atuando na área da saúde?
Luiz Ernesto - A Nissandra vai compor nossa equipe na área de saúde, ela é funcionária concursada do município de Palotina. Ela vai ter a função de coordenação da área de saúde e o secretário de saúde também será anunciado nos próximos dias.

Folha da Terra - Dia 1º o Dr. Luiz Ernesto assume juntamente com Felipe Zago, qual será a primeira medida assim que tomar posse?
Luiz Ernesto - A primeira medida na posse, será, como eu falei, buscarmos a questão da saúde em função da pandemia. Nós vamos rever os decretos que existem hoje. Se esses decretos estão em conformidade com o Governo do Estado e o decreto do governo do estado ele dá um guarda-chuva aí cada município se adapta em cima desse decreto conforme as suas ações e as suas dificuldades e eu tenho um compromisso que eu vejo, não é o comércio responsável da disseminação do covid. Nós temos um carinho muito especial para que o comércio continue trabalhando, continue andando, fazer reuniões com a Associação Comercial, Acipa, principalmente, com os comerciantes porque eu não vejo a disseminação do covid no comércio, ao contrário outras ações serão feitas, mas medidas que vamos tomar logo em janeiro e sentarmos para fazer o que o município continue crescendo, desenvolvendo e o comércio dando o respaldo que precisa para as pessoas comprarem, porque o comércio tem fortalecimento.

Folha da Terra - Câmara de Vereadores, qual a expectativa dessa nova composição?
Luiz Ernesto - Boa. Nós não fizemos a maioria, fizemos quatro vereadores, já em conversação com alguns vereadores, a partir da semana que vem vou me dedicar mais em cima da composição da Câmara de Vereadores, mas eu acredito que com a conversação que eu tive particularmente com quase todos eleitos, está voltando como vereador com experiência o Osvaldo Paulino de Freitas, Eurico Fernandes Barbosa e o Gilmar Hinkel e os demais são tudo vereadores de primeiro mandato e vamos trabalhar em cima dessas pessoas no sentido que temos que trabalhar por Palotina, foram eleitos por Palotina e para trabalhar por Palotina, eu acredito que não vamos ter dificuldade de relacionamento.

Folha da Terra - A mensagem que o Dr. Luiz Ernesto deixa nesse final de ano, um ano difícil e a expectativa para 2021?
Luiz Ernesto - Nós tivemos um ano atípico em função do momento em que estamos passando. Eu sempre tenho dito que nós somos todos iguais perante a saúde. Essa pandemia mostrou que nós temos que ter mais consideração, respeito as pessoas e amor ao próximo, porque não adianta ter um monte de dinheiro, ter um monte de ações e não poder viajar, não pode visitar não sei quem. As crianças ficaram em casa, não tiveram aulas, creches ficaram fechadas, os pais angustiados têm que trabalhar, alguém para cuidar das crianças, isso demonstrou que nós temos que ter muita prioridade em cima da área de saúde. Sem saúde não adianta ter emprego, não adianta ter dinheiro, você tem que casar as coisas que funcionam da melhor forma. Então, foi um ano difícil, mas que mostrou que nós temos que ter ações mais voltadas a respeito, a consideração, as pessoas para viver no bem com a comunidade.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Celso Becker/FT


PUBLICIDADE