Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
29/12/2020 18:10
Alunos da Universidade Aberta da Maturidade participam de atividades remotas durante a pandemia

O projeto Universidade Aberta da Maturidade (UAM) nasceu décadas atrás dentro das universidades públicas

Palotina - O projeto Universidade Aberta da Maturidade (UAM) nasceu décadas atrás dentro das universidades públicas, repassando para a sociedade parte do conhecimento técnico-científico desenvolvido dentro dos muros da instituição. O projeto se inicia com o olhar para o público idoso e para a crescente necessidade de políticas públicas voltadas para a terceira idade. Nesse sentido, a UFPR se propõe a atender esse público, cumprindo seu papel e sua responsabilidade social, levando informações, construídas e obtidas dentro do âmbito acadêmico, para o público idoso e, consequentemente, para a sociedade como um todo.

O projeto na Universidade Federal do Paraná iniciou em Curitiba há mais de 5 anos, enquanto no Setor Palotina o projeto completou seu primeiro ano em 2020. Os encontros semanais eram presenciais e as aulas abordavam diversas temáticas, envolvendo saúde, informática, artes, história, etc. Além das aulas, os alunos encontram na UAM um ambiente seguro e descontraído, que permite, para além da aprendizagem, a interação social dos idosos tanto com seus pares, quanto com os professores, acadêmicos da graduação e coordenadores do projeto. No biênio 2019/2020 o projeto contou com a participação de 94 idosos no total., considerando UFPR Curitiba e o Setor Palotina.

Com o início da pandemia do Covid-19 e a instituição de leis de distanciamento social, a demanda por atividades para esse público aumentou, embora as aulas presenciais tenham sido suspensas. Como os idosos se caracterizam como grupo de risco para a COVID-19, grande parte dos alunos realizaram um isolamento social total, perdendo o contato semanal com os participantes, professores e coordenadores do projeto UAM.
Com perspectivas baixas para uma volta à normalidade em um curto período de tempo, a coordenação do projeto de Curitiba tomou a iniciativa de implementar as aulas de forma remota. O desafio era grande, já que os alunos deveriam ser orientados em como acessar as plataformas digitais para assistir as aulas. Além disso, como as aulas ocorreriam de forma 100% virtual, surgiu a ideia de unir as turmas de Curitiba e Palotina em um grande projeto unificado, surgindo assim, a Universidade Aberta da Maturidade em Tempos de Pandemia.
Um processo seletivo interno recrutou monitores dos diversos cursos oferecidos pela Universidade Federal do Paraná. Coube aos monitores a confecção de manuais de instrução para que os alunos conseguissem acessar as plataformas virtuais de forma autônoma, bem como para que fossem aptos a manusear os recursos dentro da plataforma, como ligar e desligar o microfone ou a câmera do computador e/ou celular. Após esse período de treinamento, as aulas passaram a ocorrer de modo remoto todas as terças e quintas, das 14h00 às 15h30. Nos encontros de terça-feira são ministradas aulas propriamente ditas, enquanto nos encontros de quinta-feira há uma mescla entre aulas teóricas e rodas de conversas com os alunos, visando promover a socialização encontrada anteriormente no projeto. Atualmente, a frequência dos idosos fica entre 45 e 50 pessoas a cada aula e a equipe encaminha para todos aqueles que não puderam comparecer virtualmente, os links dos vídeos no YouTube.

Nas primeiras 10 semanas, os alunos tiveram aulas de diversos temas. Dentre eles, saúde bocal na terceira idade, mobifotografia, aspectos básicos da imunologia, criação de frangos, consumo de carne e ovos, animais peçonhentos, psicologia da arte, direitos dos idosos, entre outros. O projeto pretende continuar suas atividades no primeiro semestre de 2021, ainda na forma remota, a fim de concluir o ciclo natural de aulas e permitir que os alunos vivenciem o início, o processo e o fim do projeto.

BOX 1
Equipe UAM de Palotina
Coordenadora: Profa. Marivone Valentim Zabott
Vice-coordenadora: Técnica Renata Cristina da Costa Gotardo
Monitoras: Cleonice Santos Gonçalves e Samara Mombelli.

Box 2
Equipe UAM de Curitiba:
Coordenadora: Profa. Taiuani Marquine Raymundo
Vice-coordenadora: Profa. Simone Benghi Pinto
Monitores: Bruna Krauze da Silva, Fransuanne Rocha Vieira, Laís Saoncella Vasconcelos, Marcela Lastarria Yánez e Vinícius Pelozzi dos Santos.

Fonte: Folha da Terra/UFPR Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE