Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
19/09/2020 15:37
Realizado com sucesso o V Encontro Regional de Ensino de Física

O evento foi realizado pelo Setor Palotina da UFPR

Palotina - Organizar e realizar um congresso sempre foi um desafio para qualquer equipe organizadora, mas um congresso totalmente online foi uma experiência nova ao qual trouxe novas provocações e oportunidades para inovações para seus organizadores. 

Como nos congressos presenciais, o V Encontro Regional de Ensino de Física online, organizado pelo Setor Palotina da UFPR, também foi de grande intensidade, no qual o tempo não tornou-se apenas breve, mas breviloquente. Foram aproximadamente 58 horas de transmissões, sem contar as reuniões entre professores, acadêmicos e convidados das diversas instituições que participaram e foram imprescindíveis para que este encontro ocorresse.
Durante o evento aconteceram 9 apresentações de produtos educacionais, 14 oficinas, 35 apresentações de pôsteres e 38 orais, duas apresentações de músicos e uma peça teatral todas disponíveis no canal do youtube do evento. Houveram 461 inscritos de todos os estados, também do Peru e Venezuela.
O primeiro dia, foi iniciado com o lançamento de alguns livros advindos da pesquisa, de professores e graduandos do Setor Palotina da UFPR. Na sequência o professor Marco Antonio Moreira apresentou alguns aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa no qual chamou a atenção de que as clássicas condições de ocorrência da aprendizagem significativa de novos conhecimentos, (os conhecimentos prévios e a pré-disposição para aprender) não devem ser interpretadas como pré-requisitos e motivação. O professor Moreira salientou ainda sobre: A Física é linda, o ensino precisa incentivar o aluno a duvidar, a pensar, a aprender e a se divertir no processo.
O segundo dia, pela manhã aconteceram apresentações de estudantes de mestrado que se prontificaram em apresentar os seus produtos educacionais para o ensino de Física, onde pode-se conhecer as aplicações das pinças ópticas, RPG, aprendizagem significativa crítica sobre eletromagnetismo, conhecimentos astronômicos indígenas e, os participantes aprenderam inclusive, como construir uma chocadeira elétrica. No período da tarde, foram repassadas informações sobre partículas, e pode-se passear ao vivo pelos corredores do acelerador de partículas em uma conexão direta com o CERN. Após visitar a Suíça, todos foram contemplados com uma apresentação cultural realizada por representantes da UFPR Litoral onde apresentaram conceitos físicos de forma lúdica. E para fechar a tarde, minicursos e oficinas foram realizadas sincronicamente.
Para encerrar o segundo dia, foram discutidos a integração das TDIC na formação docente e no ensino de Ciências, suas potencialidades e limitações, no qual os professores convidados alertaram para a importância da utilização das tecnologias na sala de aula como meio, e não como fim em si mesma. Apresentaram teorias e exemplos práticos que podem ser adotados pelos professores para que a aprendizagem realmente tenha significado, e que o ensino não seja somente conteudista e mecânico. Foi alertado também sobre a necessidade da utilização de recursos abertos em oposição aos recursos oferecidos pelo sistema corporativo de grandes empresas que, muitas vezes, buscam ´capturar e controlar´ os dados dos usuários para o seu próprio benefício. Necessita-se refletir sobre isso na trajetória como professor.
O terceiro e último dia, pela manhã, continuaram as apresentações dos produtos educacionais onde pode-se conhecer mais sobre o software Tracker, sobre como usar os minifoguetes com as metodologias ativas em plena pandemia, apreciar a relação da Física com a música ao ensinar ondulatória e, ainda, transformar uma bicicleta para produzir eletricidade. Na parte da tarde, novas apresentações de trabalhos orais e vídeos-poster cujo os mais votados receberam kits de Arduino e robótica patrocinados pela ROBOCORE e pela Sociedade Brasileira para o Progresso na Ciência. Além disso, houve novas oficinas.
Finalizando aconteceu a apresentação das Meninas nas Ciências, mulheres que são verdadeiras guerreiras que trabalham e quebram barreiras contra a visão de que a ciência é reduto dos homens, e assim quebram preconceitos e afirmam-se no pioneirismo e na competência profissional.
O evento só foi possível devido a parceria do Setor Palotina da UFPR, IFPR Campus Assis, IFPR Campus Foz, UTFPR Campus Medianeira, da UEM Campus Maringá e dos projetos Rocket Girls: Meninas na Astronomia e na Astronáutica, do Pré-vestibular Comunitário e do Pint of Science e dos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.
A professora Mara Fernanda Parisoto, sobre o evento destaca que, “esperamos ter atingido as expectativas dos participantes deste V Encontro Regional de Ensino de Física, neste ano de pandemia de 2020. O nosso muito obrigado a todos”.

Fonte: Folha da Terra/UFPR Fotos: Celso Becker/FT


PUBLICIDADE