Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
23/09/2020 11:03
Paraná confirma primeira morte por dengue no novo período epidemiológico

A Secretária de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a primeira morte provocada pela dengue no Paraná, no período epidemiológico 2020/2021, que começou no dia 26 de julho.

O estado registrou ainda 578 casos confirmados da doença, conforme boletim divulgado nesta terça-feira (22). São 205 casos a mais que no relatório anterior.

Conforme a secretaria, a primeira morte aconteceu em Apucarana, no norte do Paraná. Trata-se de uma mulher, de 63 anos, portadora de cardiopatia e doença autoimune.
Segundo a relatório, 229 municípios apresentaram notificações da doença e 93 têm casos confirmados. O estado totaliza 3.468 notificações para a dengue.

As cidades com maior número de diagnósticos em relação ao boletim anterior são:

Paranaguá - 78 casos; Cambé - 27 casos; Cascavel - 16 casos; Maringá e Paranavaí - 6 casos cada; Bela Vista do Paraíso, Foz do Iguaçu e Pérola dOeste - 5 casos cada.

Do total, 458 são casos autóctones – quando as pessoas contraem a doença na cidade onde moram, e um caso é importado. Conforme o relatório, 1.628 casos estão em investigação.

De acordo com a Sesa, foram registradas 14 notificações para Chikungunya e duas para Zika.

Tipos de vírus

Conforme a Sesa, existem quatro tipos de vírus de dengue no Paraná: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Cada pessoa pode contrair a infecção provocada pelos diferentes sorotipos, e a imunidade é gerada após a contaminação por cada um.

A reincidência da dengue pode agravar os sintomas, podendo desenvolver a forma grave da doença, informou a secretaria.

Orientação

A secretaria afirmou que 90% dos criadouros estão nos domicílios, em recipientes e locais que acumulam água.

"Temos uma série histórica de monitoramento da dengue indicando que nas estações quentes existe o aumento da proliferação do mosquito transmissor Aedes aegypti. Calor e chuva são propícios para este aumento. Por isso, reiteramos a recomendação para que todos verifiquem locais que possam acumular água", afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto.

Fonte: G1/Foto: Divulgação


PUBLICIDADE