Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
23/09/2020 10:34
Paraguai anuncia reabertura de Salto del Guairá a brasileiros

 

Agora é oficial. Assim como a Ponte da Amizade, entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, o governo paraguaio vai reabrir a fronteira para acesso de brasileiros a partir do dia 29 deste mês em Salto del Guairá, perto de Mundo Novo (MS), e Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã (MS).
A medida foi anunciada na tarde desta terça-feira (22) em comunicado oficial da Direção Geral de Migrações. Entretanto, a reabertura ainda depende da assinatura pelos presidentes do Paraguai Mario Abdo Benítez e do Brasil Jair Bolsonaro. O acordo foi firmado semana passada.
Ontem, pelo menos três mil moradores de Pedro Juan Caballero saíram às ruas para cobrar a reabertura da fronteira aos turistas brasileiros, responsáveis por 90% do faturamento das lojas.
No início da tarde, o governo paraguaio anunciou as regras para reabertura da Ponte da Amizade, mas faltava comunicado oficial sobre Salto del Guairá e Pedro Juan Caballero.
Conforme o documento da Direção Geral de Migrações, nessas duas cidades as regras serão iguais às adotadas entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu.
A abertura será adotada por três semanas, como “plano piloto”. Turistas brasileiros poderão entrar naquele país das 5h às 14h e terão até às 18h para retornar ao Brasil. Não será exigido exame negativo para covid-19, mas o uso de máscara, o distanciamento e uso de álcool em gel são medidas obrigatórias.
Taxistas e mototaxistas também poderão entrar no Paraguai. Entretanto, os brasileiros só poderão circular nos departamentos de Canindeyú, onde fica Salto del Guairá, e Amambay, cuja capital é Pedro Juan Caballero. Trabalhadores também terão acesso livre.

Fonte: Campo Grande News/Foto: Divulgação


PUBLICIDADE