Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
07/06/2020 16:30
Lideranças opinam sobre a pandemia

O Jornal Folha da Terra trouxe na edição desta sexta-feira, dia 5, uma matéria especial sobre o coronavírus

Palotina – O Jornal Folha da Terra, na edição desta sexta-feira, dia 5, fez uma reportagem sobre o coronavírus. A reportagem ouviu algumas lideranças que opinaram sobre a pandemia. Questionamos sobre o aumento do número de casos em Palotina e região e também sobre medidas para o enfrentamento. As lideranças ainda abordaram as lições que teremos após a pandemia.

Mercio Paludo – Empresário
Nós estamos vivendo um momento de alerta para que as pessoas tomem cada vez mais cuidados, façam análises das ações que estão tomando no dia a dia, pois a tendência é ter um aumento no número de casos. Nós temos que ter o controle também, então o que nós podermos fazer mais rápido possível é a forma de controle, é preocupante e nós temos que tomar uma atitude.
Referente às medidas nós temos seguido rigorosamente o decreto municipal, que é liberado pelo Executivo. Temos também implantado todo sistema de controle interno desde a construção da cultura, dos cuidados no dia a dia dentro das empresas, cuidando também dos clientes que vem, que afinal de contas ambos são importantes. Temos fornecido todo material necessário para que nós tenhamos uma infraestrutura o suficiente para nós evitarmos algum problema possível.
Penso que podia ser feito na atual conjuntura é seguir rigorosamente todos os processos de cuidados, limitações de reunião, contato com pessoas, evitar viajar, evitar contato com pessoas que a gente não sabe da onde é possível ter vindo. Todos esses cuidados a gente pode ter.
Sobre as lições que nós podemos ter disso, primeiro que nós temos que gostar de nós mesmo um pouco mais, gostar do próximo também e cuidar das coisas para que todos se beneficiam dentro dos cuidados para que ninguém seja prejudicado. Não é só coronavírus. É a dengue que exige uma preocupação e atitude individual. Nós temos que tomar atitude individual como cidadão, como pessoa e também como cristão, que é amar o próximo.

Cleber Almeida (Policial Militar)
Infelizmente devido a essa pandemia constatou-se que a nossa rede de saúde não tem capacidade de atender situações em que se alterem em qualquer sentido a rotina normal de atendimento em relação a saúde pública.
Em relação as medidas adotadas, sempre procurar quando sair de casa, fazer o uso de máscara, evitar estar em via pública sem necessidade, tentar proteger ao máximo, a família. Como tenho filhos, mantê-los sempre dentro das residências, só sair em caso de extrema necessidade.
Diante da atual conjuntura onde infelizmente temos visto aumentar drasticamente a quantidade de casos, o que pode ser feito e acredito que seja uma solução, embora que momentânea enquanto não temos uma vacina para resolver de vez essa situação, para imunizar a população, novamente endurecer o decreto voltando a ser exigido o isolamento total em relação a comércios e afins.
Infelizmente na atual situação, todos nós chegamos à conclusão que não temos controle de nada, infelizmente, uma pandemia, um vírus que mudou totalmente a rotina de todos e hoje nós vemos que não adianta você ter muito ou pouco dinheiro, infelizmente você sai afetado porque mudou-se toda rotina, não existe ninguém no mundo que tenha a mesma rotina que tinha antes do coronavírus, então serve para nós entendermos que hoje tem um vírus e pode acabar bloqueando todo um sistema, toda uma forma de vivência e convivência em toda humanidade.

Rosane Kaiber (Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo)
Infelizmente o contágio desse vírus é muito alto e muitas pessoas não estão tomando todas as medidas de prevenção. Todos os casos que tivemos no início foram de pessoas que viajaram e trouxeram o vírus, o que resultou no contágio comunitário.
Nós temos adotado todos os cuidados preconizados pelo Ministério da Saúde, como uso de máscaras, higiene das mãos, evitar aglomerações, sair só o necessário, manter isolamento de pessoas da família que estão no grupo de risco, evitando visitas aos pais e outros membros da família que estejam em risco...
Acredito que com o avanço dos casos, seja necessário adotar novas medidas de restrição, como no caso dos bares, casas de jogos e outras atividades de maior risco.
A pandemia impactou a rotina de todos, mostrou que precisamos rever muitos valores e mudar nosso foco. Nos negócios evidenciou a falta de planejamento, empresas com estruturas sem flexibilidade de gestão e de serviços. Será necessário se reinventarem, fazer um planejamento financeiro e inovar processos, produtos e serviços.

Evandro Mendes – Jornalista (Terra Roxa)
A exemplo de outros países que já passaram pelo pico da pandemia o Brasil segue o mesmo caminho sendo que a retomada da economia e rotina normal será mais lento devido a estrutura precária da saúde e comportamento inapropriado das pessoas.
Distanciamento social, uso de máscara e a higienização das mãos são as medidas básicas adotadas e por fim saindo somente o necessário à rua.
Diante do aumento do número de casos, penso que deveriam ser adotadas regras mais rigorosas de funcionamento de empresas e a fiscalização mais eficiente das normas de segurança básicas estipuladas pelos governos criando planos de retomada econômica e atividades essenciais adotando formatos tecnológicos como trabalho remoto, comércio eletrônico e ensino à distância, cenário que é tendência para os próximos anos.
A pandemia revelou uma fragilidade global no setor da saúde e um cenário de insegurança na política global de prevenção às doenças revelando a necessidade de maior efetivação no controle de doenças infecto contagiosas para evitar novos ataques à saúde mundial e desequilíbrio econômico mundial. O legado dessa pandemia foi o avanço na biotecnologia por meio de pesquisas e estudos que avançaram devido ao método colaborativo entre cientistas e entidades.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE