Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
05/05/2020 08:31
Região Oeste tem previsão de chuvas e geada nesta semana

Frente fria se aproxima do Paraná e derruba temperaturas; mudanças devem ocorrer a partir de terça-feira (05)

Após o abril seco, a entrada das primeiras ondas de frio trazem chuvas mais significativas para o mês de maio em todo o Paraná. Conforme o Simepar, Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, o tempo no estado será marcado por grandes mudanças ao longo desta semana.

A partir da tarde de terça-feira (05) uma frente fria vai percorrer as regiões de sudoeste para nordeste, entretanto não há previsão de muita chuva. A passagem da frente fria será marcada por rajadas de vento fortes e queda brusca das temperaturas nos dias seguintes. "A nova frente fria chega ao estado trazendo chuvas, em um primeiro momento, para os setores de fronteira com Paraguai e Argentina, além da divisa com Santa Catarina", destaca a meteorologista do Simepar, Ana Beatriz Porto.

Para Cascavel, a previsão é que as chuvas cheguem entre o fim da tarde e o início da noite de terça-feira e se estendam até a madrugada de quarta-feira (06). Com isso, as chuvas devem continuar atuando na região Oeste, mas, segundo a meteorologista, não há uma expectativa de volume de chuva muito grande porque o ambiente ainda está muito seco e estável. Desta forma, a tendencia é que a frente fria provoque chuva e muita nebulosidade na quarta-feira.

A partir de quinta-feira (07), com o sistema evoluindo para o estado de São Paulo já há o ingresso de uma forte massa de ar frio que derruba as temperaturas em todo o estado. "Esse sistema vem bem continental, trazendo um ar muito frio para região Oeste. A previsão indica que os termômetros devem marcar entre 5ºC e 6ºC no amanhecer de quinta-feira em Cascavel", comenta Porto. Já o site do Simepar indica a possibilidade de geada na Capital do Oeste.

Além disso, as projeções para as temperaturas mínimas no Paraná, entre quinta-feira (07) e domingo (10), continuam indicando valores abaixo dos 10°C em quase todo o período. Como as projeções do modelo foram elaboradas com as condições atmosféricas desta segunda-feira (04), ao longo do dia e também de terça-feira os valores podem ser alterados.

Episódios de frio ainda mais severo, inclusive com temperaturas negativas, podem ser registrados principalmente nas regiões Sudoeste, Sul, Campos Gerais, Centro e RMC. A probabilidade de geadas é mais ampla nesses setores e também nas faixas norte e oeste. Mesmo com a presença do sol no período diurno, o frio será rigoroso desde o Oeste até o Leste.

Fonte: Catve/Foto: Divulgação


PUBLICIDADE