Estado registra mais de 114 mil casos da doença, segundo boletim desta terça-feira (14); desde 1991, quando foi iniciado o monitoramento, a dengue nunca matou tanto no Paraná.

 

" />

Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
15/04/2020 10:33
Paraná chega a 105 mortes por dengue em menos de nove meses, diz secretaria

 

Estado registra mais de 114 mil casos da doença, segundo boletim desta terça-feira (14); desde 1991, quando foi iniciado o monitoramento, a dengue nunca matou tanto no Paraná.

 

O Paraná chegou a 105 mortes por dengue desde agosto do ano passado, de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta terça-feira (14). Em uma semana, foram registradas 27 mortes a mais pela secretaria.

Essas mortes, segundo a pasta, ocorreram desde o início de fevereiro, mas a causa foi confirmada nos últimos dias.

Desde 1991, quando foi iniciado o monitoramento, a dengue nunca matou tanto no Paraná, que está em estado de epidemia, informou a secretaria. O último surto de dengue tinha ocorrido entre 2015 e 2016, com 63 mortes e 56 mil casos confirmados.

De acordo com o boletim desta terça, estão confirmados desde agosto do ano passado 114.711 casos da doença. O número é 12% maior do que na semana anterior. No total, segundo a secretaria, 333 dos 399 municípios registraram ao menos um caso da doença.

Do total de mortes, 54 vítimas eram homens e 51 mulheres, informou a pasta. Há mortes registradas em todas as faixas etárias, 53 tinham mais de 70 anos. O outro grupo mais atingido é o de pessoas entre 30 e 59 anos, com 22 mortes.

Segundo a secretaria, 62.9% das pessoas que morreram por causa da doença tinha alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes, insuficiência renal crônica e cardiopatia.Maringá e Barbosa Ferraz, no norte do estado, registraram sete mortes cada uma. As duas são seguidas por Foz do Iguaçu, que teve cinco mortes, conforme o boletim.

Situação de alerta e epidemia
Nesta semana, Santo Antônio do Sudoeste, Kaloré e Ribeirão Claro entraram para a lista de cidades em situação de alerta para a epidemia de dengue. Essa lista soma 31 cidades.

Em epidemia por dengue, estão 195 municípios. Matelândia, Farol, São Manoel do Paraná, Bom Sucesso, Ribeirão do Pinhal e Cambará entraram para a lista nesta semana, informou a secretaria.

Além disso, ainda conforme a Sesa, Lupionópolis, Jacarezinho e Ivaiporã registraram casos de dengue grave.

 

Fonte: G1PR


PUBLICIDADE