Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
11/04/2020 14:55
Ativos imobiliários: é o momento de investir?

Analisando o cenário econômico atual, motivado pela pandemia da Covid-19, fica perceptível que o investimento em imóveis se torna uma forma relevante para conquista e crescimento de um patrimônio. O imóvel é um bem heterogêneo por natureza, mas com maior solidez e capacidade de superar crises de maneira mais tranquila.

Estamos passando por uma crise em diversos aspectos, e que está levando as bolsas de valores do mundo a oscilarem de forma muito significativa com quedas de até 50% em alguns papéis. Além disso, vemos o câmbio também muito instável o que prejudica outros diversos investimentos.

Investir em imóveis, especialmente em momentos assim, é uma forma segura e inteligente de proteger seu patrimônio. Podemos olhar para este cenário como um momento interessante de fazer a sua carteira de investimentos crescer de forma consistente adquirindo imóveis. Aproveitar as oportunidades do mercado, adquirindo o bem numa época de economia instável, pode favorecer para que a valorização seja superior a outros investimentos, e para que, quando tivermos uma retomada significativa da atividade econômica, este investimento traga resultados expressivos.

Também é importante lembrar que estamos com a menor taxa de juros básicos da economia (SELIC) da história do Brasil. Isso pode ser uma grande janela de oportunidades para investir com um custo do dinheiro abaixo de qualquer outra época do nosso passado recente - considerando a inflação, a taxa de juros real pode ser até mesmo negativa.

Toledo é uma cidade destaque em diversos aspectos econômicos - valor bruto de produção agropecuária e alto IDH, por exemplo-, e tenho certeza de que passará por essa crise ainda mais fortalecida. Não é à toa ter sido listada em 43º lugar entre as 100 principais cidades para se morar e investir no Brasil*, segundo a revista Exame.

Quando olhamos para as oportunidades que hoje despontam em Toledo, sem dúvidas o Biopark se destaca. Por ser um território 100% planejado para oferecer alta qualidade de vida, estrutura de saúde e educação de excelência, abre-se como um ambiente com muitos benefícios para investidores.

O Biopark é ancorado no know-how dos empreendedores Carmen e Luiz Donaduzzi, que fundaram a Prati-Donaduzzi, indústria com mais de 26 anos e maior produtora de doses de genéricos no Brasil*. Esse fator oferece segurança no que diz respeito a estratégia de desenvolvimento do projeto e, além disso, os investidores também podem se beneficiar de todo o conhecimento e experiência dos fundadores.

Outro ponto muito interessante em relação ao Biopark, é a construção de um ecossistema que favorece o desenvolvimento empresarial. Com 24 empresas já residentes no espaço, entre startups e consolidadas, o Empreendimento oferece suporte e acolhimento para que elas cresçam e gerem empregos. Isso se reflete também para os investidores, pois, a sinergia do espaço proporciona o surgimento de novas parcerias e negócios, e certamente propiciará uma passagem menos turbulenta pela crise, possibilitando a saída dela com uma velocidade maior.

Hoje estão abertos espaços para investimento na Fase 01 de Loteamentos do Biopark, que consiste em terrenos a partir de 450 m² para a instalação de edificações residenciais, comerciais ou mistas de até oito pavimentos. Lembrando que o Biopark já possui entre os empreendimentos confirmados o Hospital do Grupo Sempre Vida com as obras previstas para iniciarem ainda no primeiro semestre de 2020, o Centro de Distribuição da Prati-Donaduzzi - que começa sua operação ainda este ano, e um hotel da Rede Ibis. Além desses, outros investidores que já adquiriram terrenos estão em fase de finalização de seus projetos. No território já funciona o campus da UFPR com o curso de medicina, além de cursos do Biopark Educação e estrutura Administrativa do Parque. No total, quase mil pessoas já circulam no espaço diariamente.

Para finalizar, quero destacar que se trata de um momento de incertezas para todos, mas, também é um momento de olhar para as oportunidades, elas estão abertas a todos que souberem aproveitá-las a seu favor. Antes de tomar qualquer decisão, lembre-se que é importante contar com o suporte de imobiliárias e profissionais capacitados que estão sempre olhando para as melhores possibilidades do mercado atual.

 

Willian Vessoni Menoncin

Economista com especialização em Negócios Imobiliários

Sócio-gerente da Imobiliária Panorama

 

Fonte: Assessoria Biopark


PUBLICIDADE