Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
02/03/2020 15:25
Primeira morte por Dengue Grave é registrada em Guaíra

No Paraná, 23 pessoas já morreram vítima da dengue grave

Na tarde de quinta-feira (27) foi confirmado pela 20ª Regional de Saúde, o primeiro caso de morte por dengue grave em Guaíra. Trata-se de um homem de 33 anos, sem histórico de enfermidades prévias, morador do Distrito de Bela Vista. O paciente foi atendido inicialmente na UPA do Município, porém com o agravamento do quadro foi transferido a Toledo, onde não resistiu e morreu no dia 14 de fevereiro.

Foram confirmadas 23 mortes por dengue hemorrágica em todo Estado do Paraná. Recentemente, a cidade de Marechal Cândido Rondon confirmou duas mortes causadas pela doença que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com o boletim semanal da Secretaria de Estado da Saúde, foram registrados 9.161 novos casos confirmados de dengue no Estado. O monitoramento epidemiológico iniciou em 28 de julho de 2019, totalizando em 35.853 casos positivos da doença. A última atualização trazia 26.692.

São 329 municípios com Dengue e 93 cidades em situação de epidemia. Recentemente, 14 cidades que entraram em epidemia, sendo: Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá, Umuarama, Iracema do Oeste, Brasilândia do Sul, Ivaté, Jussara, Tapejara, Ivatuba, Nova Esperança, Sarandi, São Pedro do Ivaí, Guaraci e Leópolis.

Desde o ano passado, o Município tem trabalhado intensivamente na campanha de Combate Contra o Mosquito da Dengue, desenvolvendo ações de arrastão de limpeza, métodos de conscientização da população e recentemente recebeu do Estado os veículos fumacê para ajudar no combate. No último Boletim Epidemiológico de Guaíra divulgado no dia 21 de fevereiro o número de casos já ultrapassava 1500.

De acordo com dados divulgados por meio do Governo do Estado do Paraná, 90% dos focos do mosquito estão nas residências. Toda população, crianças, adultos e idosos estão em situação de risco.

A Dengue Hemorrágica ou Dengue Grave
Existem quatro tipos de vírus causador da dengue com quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Os sintomas iniciais são parecidos com os da dengue clássica, e após o terceiro ou quarto dia surgem hemorragias causadas pelo sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos. Na dengue hemorrágica, ocorre uma queda na pressão arterial do paciente, podendo gerar tonturas e quedas da própria altura.

A dengue grave ou hemorrágica é uma forma que se manifesta com hemorragias nas gengivas, nariz, olhos, ouvidos e intestino, além de outros sinais sistêmicos.

Fonte: CATVE Crédito: Reprodução


PUBLICIDADE