Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
31/03/2020 13:01
Nova residente no Biopark oferece soluções para a cadeia produtiva do agronegócio

Um dos produtos desenvolvidos auxilia na qualidade da produção em aviários. A tecnologia já está disponível no Brasil e em outros países

Segundo dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Toledo lidera os rankings de produção de suínos e aves no Estado. E foi olhando para esse mercado e suas demandas que surgiu a Zênite Soluções em Eletrônica, uma das mais recentes startups a ingressar no Biopark. Com aproximadamente dois anos de atuação, a empresa possui uma solução que torna a produção avícola mais eficaz, com presença nacional e internacional.

A iniciativa foi do engenheiro eletrônico Marcelo Hickmann, que em 2018, recém formado, viu que empreender poderia ser uma alternativa interessante diante da concorrência do mercado. Desde então, trabalha no desenvolvimento de produtos eletrônicos com foco em suprir necessidades pontuais dentro da cadeia produtiva do agronegócio. O destaque é uma solução para a indústria avícola através do processo de ovoscopia - processo em que uma luz atravessa o ovo e torna aparentes as falhas de calcificação.
"Durante a ovoscopia é registrada uma imagem que passa por um software para contagem de falhas. Com esse dado é possível melhorar a ração e consequentemente melhorar a quantidade e a qualidade dos pintainhos que nascem. O produto desenvolvido é uma parceria com uma empresa multinacional e é comercializado nos Estados Unidos, Europa, Argentina, Chile e em todo o Brasil", explica Marcelo.
Outro produto em fase final de desenvolvimento é voltado à produção de suínos. "Pretendemos lançar no mercado ainda em 2020 uma espécie de cinta que ajuda porcas que estão em processo de parto e diminui o número de mortalidade dos leitões. Acredito que Toledo é o lugar ideal para lançar esse produto, pois é onde temos o maior número de matrizes no Brasil", diz.

Produtos por demanda
Um dos diferenciais da empresa é a produção de itens a partir de uma demanda existente no mercado. "100% dos meus projetos são originados por demandas existentes. Mantenho contato com profissionais do setor, desde vendedores de insumos, produtores e até empresas de saúde animal, para levantar ideias e possíveis falhas do processo", conta Marcelo.
No Biopark, a ideia é aperfeiçoar a gestão da empresa, principalmente com mentorias. "No Empreendimento queremos conhecer o caminho das pedras do empreendedorismo, porque a experiência que o Biopark consegue fornecer com os mentores é muito grande. Quero aprender ferramentas de gestão importantes para o negócio, sem contar o networking que vem junto com o nome Biopark", completa.

Fonte: Assessoria Biopark


PUBLICIDADE