Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
17/03/2020 16:30
Imposto de Renda 2020: Sicredi dá dicas de como antecipar e o que fazer com a restituição

Especialista orienta como usar o dinheiro para quitar dívidas e as melhores opções de investimentos

Desde o dia 02 de março, iniciou-se o período para a entrega da declaração do imposto de renda, que segue até 30 de abril. A novidade para os contribuintes é que neste ano a Receita Federal vai antecipar o pagamento da restituição. O primeiro lote será pago em 29 de maio e o quinto e último lote em 30 de setembro.

A gerente de investimentos da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Márcia Guerra, explica que quem não quer esperar para receber a restituição pode pedir uma antecipação a sua instituição bancária. Para isso é preciso já ter feito a declaração e saber ao certo quanto receberá. Além disso, o banco indicado para receber o dinheiro precisa ser o mesmo ao qual pedirá a antecipação. No Sicredi, por exemplo, o associado que fizer essa opção poderá fazer a restituição a uma taxa a partir de 1,7% ao mês.

“A antecipação é alternativa para quem precisa renegociar uma dívida ou quitar um bem, sempre considerando as taxas de juros aplicadas nesses casos. Quando possível, deve-se trocar dívidas caras por baratas”, avalia a gerente.

Para quem não tem dívidas essa pode ser uma boa oportunidade para investir. Márcia comenta que, de acordo com prazos e prioridades do investidor, há boas opções para alocação dos recursos. No Sicredi, ela destaca a renda fixa, como o RDC (Recibo de Depósito Cooperativo), para os investimentos de curto prazo. No médio e longo prazo, os investimentos indicados são os fundos multimercados, fundos indexados à inflação e ações, por exemplo.

“Precisamos levar em consideração o perfil e a necessidade de cada associado. Uma alternativa interessante de investimento de longo prazo é fazer integralização de capital na cooperativa, que considerando os juros sobre o capital próprio, pagos anualmente, historicamente apresentam uma excelente rentabilidade”, comenta Márcia.

Fonte: Assessoria Sicredi


PUBLICIDADE