Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
24/01/2020 09:04
Palotina registrou 33 casos de abuso sexual e estupro de vulnerável em 2019

O Conselho Tutelar de Palotina divulgou os números de ocorrência registradas em 2019, especificamente dos delitos de abuso sexual e estupro de vulnerável

Palotina - Segundo levantamento feito pelo Conselho Tutelar de Palotina, é alarmante os casos de abuso sexual e estupro de vulnerável registrados no município, números estes que tem aumentado a cada ano. No ano de 2018, foram registrados 9 (nove) casos e no ano de 2019, os casos subiram alarmantemente, sendo registrados 33 (trinta e três) casos, os quais, após o primeiro atendimento, todos foram devidamente encaminhados ao Ministério Público para as providências cabíveis.

A denúncia é de fundamental importância para a identificação e responsabilização criminal do agressor, para tanto as vítimas e familiares precisam saber que podem contar com o suporte profissional para lidar com essa situação sensível e, assim, denunciar as agressões junto aos órgãos competentes.

O Disque 100 registra 50 casos diários de crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes em todo o Brasil, onde o agressor é quase sempre do sexo masculino. O número é alto, mas pode ser maior, já que muitas das vítimas não registram a denúncia. Os números mostram que mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes das vítimas. É revoltante o que esses abusadores são capazes de fazer.

As crianças, em boa parte dos casos, não têm noção do que é o abuso sexual, “aquilo incomoda”, ela geralmente sabe que aquilo é errado, mas não necessariamente que é um abuso sexual que precisa ser denunciado. É preciso criar mecanismos para que elas conheçam o próprio corpo, saibam proteger o próprio corpo e saibam identificar que tem algo de errado e como elas podem buscar ajuda, justamente porque muitas vezes acontece dentro de casa e não dá para procurar nem pai, nem mãe, ou seja, tem que saber procurar um professor na escola, o Conselho Tutelar e um órgão de segurança pública.

O conselheiro tutelar de Palotina, Ivo Andrade ressalta que é preciso educar as próprias crianças para se prevenirem da violência, e os pais não podem ter vergonha de abordar a educação sexual com os próprios filhos. “Nós pais, temos sim que conversar com nossas crianças e explicar sobre os perigos, esclarecer sobre as partes íntimas, como identificar um abuso, não podemos ter vergonha de educar as crianças com essa consciência”.
Destaca ainda que é necessário trabalhar na prevenção, e para tanto deve se investir na capacitação, tanto para os policiais civis, militares e rede de proteção, principalmente no que se refere ao atendimento de crianças e adolescentes, vítimas de abuso e exploração sexual. O atendimento de qualidade, aliado ao trabalho em rede com as demais instituições que lidam com crianças e adolescentes, trazem uma diminuição da cifra oculta, fazendo com que várias situações cheguem ao conhecimento da Polícia Civil, possibilitando assim, que sejam adotadas as medidas cabíveis, inclusive de proteção.
DENUNCIEM qualquer tipo de violência.
Disque 100
Disque 181
190 – Polícia Militar
3649-5958 – Polícia Civil
9-9989-3779 – Conselho Tutelar.

Denuncia via telefone ou procure o Conselho Tutelar

Fonte: Folha da Terra Divulgação: Arquivo/FT


PUBLICIDADE