Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
20/01/2020 11:25
Empresa instalada no Biopark vai contribuir com tecnologia para a produção de bioenergia em Toledo

A Usina, que vai gerar biogás para uso industrial e biofertilizantes

Toledo vai avançar na geração de energia ecológica com a construção de uma Usina de Biogás no Município - o anuncio do projeto foi realizado na sexta-feira, 17, em cerimônia no Biopark. A Usina, que vai gerar biogás para uso industrial e biofertilizantes, será construída com tecnologia e expertise alemãs, por intermédio do Grupo Mele. O dejeto de suínos e os resíduos da produção agrícola regional serão utilizados como matéria-prima.

Estiveram presentes no evento diversas autoridades, entre elas, o Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, Deputados, Secretários de Estado, representantes da empresa Mele, entre eles o CEO do Grupo, Dietrich Lehman, e o secretário de Economia, Trabalho e Saúde do estado alemão de Mecklemburgo Ocidental, Stefan Rudolph.

Com investimento de cerca de R$ 60 milhões, a Usina de Biogás vai ser construída ao lado do aterro sanitário de Toledo. A iniciativa traz o know-how da empresa alemã, que tem 29 de atuação no planejamento e construção de usinas energéticas, e na geração de energias limpas na Alemanha e que desde 2016 atua no Brasil.

“Estudamos muitas regiões do país e foi em Toledo que vimos maior potencial para produção de biogás. Nosso primeiro projeto começou em julho, em uma usina pequena, abastecida com dejetos de animais. O novo projeto é 40 vezes maior”, explica Christian Belt, Gerente de Projetos do Grupo Mele no Brasil.

O Biogás é fruto da fermentação anaeróbica e pode ser produzido tendo como matéria-prima lixo orgânico, resíduos de plantas, dejetos de animais, principalmente suínos, resíduos da indústria, como de frigoríficos e abatedores. “O biogás gerado pode produzir energia elétrica, contribuindo para estabilizar matriz energética do país ou gerar biometano, utilizado como combustível”, completa Christian.

“O Brasil é um país complexo, vemos empresas investindo bilhões de dólares e cinco anos depois voltando para país de origem e vendendo o ativo que comprou por 20% ou 15% do valor inicial, isso traz uma imagem ruim para o país e afasta a vinda de outras empresas. A função do Biopark, é dar apoio para que as empresas consigam se consolidar e crescer de forma contínua ao longo dos anos. Nós estamos ao lado de quem gera emprego e renda”, comentou o fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi.

A Mele é uma das empresas residentes no Biopark, onde instalou um escritório para suporte aos avanços dos projetos em Toledo, atendimento ao público e showroom de componentes utilizados em suas indústrias.

Para o Governador do Paraná, investimentos como esse demonstram o crescimento do Estado. “O Estado foi o que mais cresceu na indústria no país em 2019, gerando também mais de 85 mil novos empregos com carteira assinada. Queremos ser uma vitrine de investimentos, sendo protagonistas desse momento. Usinas como essa mostram o nível de eficiência que está sendo alcançado, rumo a chamada economia circular, ou bioeconomia, onde se produz sem deixar dejetos na natureza. Agradeço a Mele por acreditar em nosso Estado”, comentou.

Fonte: Assessoria Biopark


PUBLICIDADE