Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
18/10/2019 22:38
FECITEC premia melhores projetos pela 9ª vez e é um sucesso

No total 112 projetos de 18 escolas das cidades, além de Palotina, de Maripá, Toledo, Curitiba e Capiatá (Paraguai), estiveram em exposição

Palotina – O Setor Palotina da UFPR realizou na sexta-feira, dia 4 e no sábado, dia 5, com muito sucesso, a 9ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia (FECITEC), coordenada pelas professoras Camila Tonezer e Roberta Paulert, com projetos desenvolvidos a partir de um tema relacionado com ciências, tecnologia, inovação, empreendedorismo ou ciências humanas, seguindo as áreas do conhecimento ou da associação multidisciplinar entre matemática, biologia, física e química.
No total 112 projetos de 18 escolas das cidades, além de Palotina, de Maripá, Toledo, Curitiba e Capiatá (Paraguai), estiveram em exposição, distribuídos da seguinte forma: 4 do ensino infantil, 15 do ensino fundamental I, 33 do ensino fundamental II e 60 projetos do ensino médio.
A Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (FECITEC) é um projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Palotina e acontece no Setor Palotina desde 2001. As ações da Feira aproximam a comunidade da Universidade, colaboram com a divulgação das atividades desenvolvidas no Setor Palotina e para o fortalecimento do plano institucional da UFPR.
Os projetos foram pontuados por criteriosos avaliadores quanto a relevância, adequação ao nível escolar, organização do grupo, domínio do conteúdo, caráter investigatório, entre outros aspectos.
Abertura - Na sexta-feira, pela manhã aconteceu a cerimônia de abertura com a presença do vice-diretor do Setor Palotina, Alessandro Sato; vice-prefeito de Palotina, Chico Brum; secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko; vereador Elias Naor; do representante do Núcleo Regional de Educação de Toledo e as coordenadoras da FECITEC, Camila e Roberta.

Premiação
A cerimônia de premiação aconteceu no sábado, à tarde, no Teatro Municipal Ludovico Riedi, com a presença dos organizadores, alunos, professores e diretores das escolas.

Confira a classificação:
Prêmio Categoria Ensino Infantil
2º lugar: Observando as diferenças entre pessoas e plantas (Escola Terra do Saber)
1º lugar: Projeto sacolas reutilizáveis (Centro Educacional Infantil Girassol).
Prêmio Categoria Ensino Fundamental I
2º lugar: Despertando uma consciência responsável (Centro de Excelência em Educação-Ceeduc)
1º lugar: Qual solo mais adequado para o desenvolvimento das sementes de pepino? (Colégio Cecília Meireles).
Prêmio Categoria Ensino Fundamental II
2º lugar: A responsividade das sementes de feijão, tomate e pimentão inoculadas com rizobactérias (Colégio Cecília Meireles)
1º lugar: Avaliação do efeito de extratos aquosos de losna e alecrim-pimenta no controle de carrapatos (Colégio Cecília Meireles)
Prêmio Categoria Ensino Médio e Técnico
2º lugar: Influência da aplicação do extrato aquoso da lentilha no desenvolvimento radicular na fase inicial do cultivo do milho (Colégio Cecília Meireles)
1º lugar: Reaproveitamento dos resíduos do milho e do papel na obtenção de uma embalagem biodegradável (Colégio Cecília Meireles – Professora Orientadora: Cláudia Roberta Borin Horn.
Prêmio Geral Ensino Médio e Técnico
2º lugar: Potencial da atividade inibitória de extratos vegetais no desenvolvimento de bactérias in vitro (Colégio Gabriela Mistral)
1º lugar: Instalações para suínos: comparativo lâmina d´água, grade e sugestão do terceiro sistema (Colégio Estadual Agrícola Adroaldo Augusto Colombo).
Prêmio Acipa: Reaproveitamento dos resíduos do milho e do papel na obtenção de uma embalagem biodegradável (Colégio Cecília Meireles)
Prêmio C.Vale:
Categoria Agrícola: Influência da aplicação do extrato aquoso da lentilha no desenvolvimento radicular na fase inicial do cultivo do milho (Colégio Cecília Meireles)
Categoria Veterinária: Adição de orégano na alimentação bovina e influência da temperatura da água na produção leiteira (Colégio Estadual Agrícola Adroaldo Augusto Colombo)
Prêmio Cora Coralina:
2º lugar: Polinizando e produzindo doce (Colégio Gabriela Mistral)
1º lugar: Canudo Biodegradável (Colégio Sesi Toledo).

Projeto premiado para a IX Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná
Adição de orégano na alimentação bovina e influência da temperatura da água na produção leiteira (Colégio Estadual Agrícola Adroaldo Augusto Colombo)
Projetos premiados para a FEBRACE em 2020
Potencial da atividade inibitória de extratos vegetais no desenvolvimento de bactérias in vitro (Colégio Gabriela Mistral)
Instalações para suínos: comparativo lâmina d’água, grade e sugestão do terceiro sistema (Colégio Estadual Agrícola Adroaldo Augusto Colombo).

Prêmio Trabalho Destaque Ensino Fundamental I: Braço Robótico (Escola Municipal Joaquim Monteiro Martins Franco)
Prêmio Trabalho Destaque Ensino Fundamental II: A utilização de rochagem basáltica e de microorganismos eficientes na germinação e desenvolvimento inicial da soja e milho (Colégio Cecília Meireles)
Prêmio Destaque do Ensino Médio: Aumento da produtividade com implantação de flores para chamariz de abelhas (Colégio Estadual Agrícola Adroaldo Augusto Colombo)
Iniciação Científica Junior: Igor Centurião dos Santos (Col. Cecília Meireles); Lucas Basso Pandolfo (Col. Cecília Meireles); Matheus Felipe Souza Glaeser (Col. Estadual Santo Agostinho) e Milena Luiza Fischborn (Col. Gabriela Mistral).
Colégio Destaque: Colégio Estadual Pio XII, Maripá

Projeto premiado para a IX Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná
Adição de orégano na alimentação bovina e influência da temperatura da água na produção leiteira (Colégio Estadual Agrícola Adroaldo Augusto Colombo)
Projetos premiados para a FEBRACE em 2020
Potencial da atividade inibitória de extratos vegetais no desenvolvimento de bactérias in vitro (Colégio Gabriela Mistral)
Instalações para suínos: comparativo lâmina d’água, grade e sugestão do terceiro sistema (Colégio Estadual Agrícola Adroaldo Augusto Colombo).

Prêmio Trabalho Destaque – Matemática: Trigonometria e as rampas de acesso (Centro de Excelência em Educação)
Prêmio Trabalho Destaque – Física: Jogo de Luzes (Colégio Estadual Castro Alves, Maripá)
Prêmio Trabalho Destaque – Ciências Humanas: Medindo a Empatia (Colégio Gabriela Mistral)
Prêmio Stephen Hawking: Disco de Newton: um despertar para a ciência (Escola Municipal Padre Vitorino Roggia)
Prêmio Fazendo a Diferença: Acessibilidade e sua inclusão social (Escola Terra do Saber)
Reconhecimento do Jovem Cientista: Laura Conte de Lima e Paola Cristina de Oliveira Santos (Colégio Cecília Meireles)
Prêmio Alunos Destaques: Anna Flavia Pereira Provensi; Bruno Sabino Gomes e Fernanda Megumi Jojima (Colégio Cecília Meireles)
Prêmio Águas do Conhecimento: Aquaponia (Escola Municipal Joaquim Monteiro Martins Franco)
Prêmio Preservando a Natureza: Abelhas: sua vida depende delas (Colégio Estadual Pio XII, Maripá)
Prêmio Sustentabilidade: Ciclo vivo: A gestão dos resíduos orgânicos no ambiente escolar (Colégio Estadual Tancredo Neves)
Prêmio Menção Honrosa: Purificador de água utilizando Eletrólise e Eutrofização a partir de Microalgas (Centro Estadual de Educação Profissional, Curitiba)
Categoria Monitor Destaque (alunos da UFPR): Agatha Pires Pereira, Luciano Tartaro, Érika da Silva Bottini, Juliana Martendal Salla, Thauana Isoton, Marcelo Staback, Lucas Martins da Silva, Vagner Maurício da Silva Antunes
Projeto Nota 10 em Engenharia: Gerador de energia eólica com motores de carrinho de controle remoto e material reciclado (Colégio Cecília Meireles)
Prêmio Educação Empreendedora: Soluções Criativas para Empreender na Escola e Sociedade (Colégio Estadual Barão do Rio Branco)
Melhor Click: Curativo biodegradável (Colégio Sesi Toledo)
Plantas Medicinais:
2º lugar: Avaliação do efeito de extratos aquosos de losna e alecrim-pimenta no controle de carrapatos (Colégio Cecília Meireles)
1º lugar: Elaboración de talco corporal a base de lavanda para combatir alergias y malos olores en niños y adolescentes (Colégio Nacional de Capiatá, Paraguai)
Professor Destaque: Wellyton Carlos Rodrigues (Colégio Estadual Agrícola Adroaldo Augusto Colombo)
Professor Exemplar: Emmanuel Zullo Godinho (Colégio Estadual Agrícola Adroaldo Augusto Colombo)
Professor Nota Dez: Julia Bavaresco (Colégio Cecília Meireles)
Professor Revelação: Daniela Bierhals Brenner (Centro de Excelência em Educação)
Professor Incentivador do Pequeno Cientista: Gilvonei Canal (Centro Educacional Infantil Girassol)
Melhor Diário de Bordo: Acessibilidade e sua inclusão social (Escola Terra do Saber).

 

Fonte: Folha da Terra Fotos: Celso Becker/FT


PUBLICIDADE