Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
02/09/2019 09:21
Palotina leva caravana para Audiência Pública em Curitiba

A Audiência Pública Paraná Livre da Febre Aftosa sem Vacinação, foi realizada na Assembleia Legislativa

Palotina - Uma caravana de produtores rurais e técnicos do setor de Palotina, organizada pelo Sindicato Rural Patronal e Sociedade Rural, estiveram nesta semana em Curitiba participando da Audiência Pública Paraná Livre da Febre Aftosa sem Vacinação, realizada na Assembleia Legislativa. A audiência, proposta pelo deputado Anibelli Neto (MDB), reuniu parlamentares, representantes do Estado, entidades de classe, além de milhares de produtores e pecuaristas para defender a nova condição sanitária do Paraná.
A expectativa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) é que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declare o estado livre de febre aftosa sem vacinação ainda em setembro deste ano. Depois disso, espera-se que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) chancele o novo status paranaense em maio de 2021. A medida antecipa em dois anos o planejamento do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA).
A estimativa é de que a medida de elevar o Estado ao status de área livre de aftosa gere aos produtores paranaenses uma economia de cerca de R$ 30 milhões gastos na vacinação. De acordo com a SEAB, o novo status pode permitir ao Paraná ampliar as exportações de carne, conquistando assim novos mercados. Segundo dados do Sistema Ocepar, as três principais cadeias de proteína animal (bovino, suíno e ave) têm um peso significativo na economia e sociedade paranaense.
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, reforçou o comprometimento do Governo com a causa, como a realização de concurso público para contratação de 30 médicos veterinários e 50 técnicos agrícolas, além do término da construção de um Posto de Fiscalização do Trânsito Agropecuário (PFTA) em Campina Grande do Sul, na rodovia BR-116, divisa com São Paulo.

 

Fonte: Assessoria Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE