Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
19/08/2019 08:09
Oficinas de Música em Maripá promove integração entre Brasil e Alemanha

Evento reuniu 67 participantes dos municípios de Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Pomerode, além dos músicos locais e professores da Alemanha

Maripá - Em sua 10ª edição, as Oficinas de Música de Instrumentos de Madeira, Metal e Percussão realizada em Maripá entre os dias 7 e 10 de agosto reuniram 67 participantes dos municípios de Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Pomerode, além dos músicos locais e professores da Alemanha. O evento é promovido pela Administração Municipal por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto em parceria com a Associação Blumenstrauss.
As oficinas têm foco no aperfeiçoamento musical por meio do intercâmbio entre os músicos brasileiros e alemães. "É uma parceria importante que já ocorre há dez anos e que proporciona aos nossos alunos de instrumentos de sopro, aos integrantes da Banda Sinfônica Municipal e também aos alunos de língua alemã o compartilhamento de toda a bagagem musical entre as duas culturas", destaca a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Janaína Müller Geraldi.
As oficinas foram ministradas pelo maestro alemão Rolf Kaiser, com apoio do professor e maestro da Banda Sinfônica de Maripá, Beno Giese. As aulas envolveram o estudo de novas partituras em instrumentos como clarineta, violino, flauta transversal, saxofone (alto e tenor e soprano) trompete, trombone, trompa, tuba, tímpanos, bateria, xilofone, triângulo, pratos, contrabaixo e eufonium. "As oficinas são de fundamental importância para o aprofundamento da leitura de partituras, aprendizagem de novas técnicas musicais, novo repertório, além da integração entre os músicos e a prática da língua alemã com falantes nativos, participando como equipe de apoio para tradução das oficinas", ressalta a coordenadora do projeto de Língua Alemã, Anelise Schwarz.
Encerrando o evento, um grande concerto com os alunos foi realizado na noite de sábado, dia 10, sob a regência do maestro Rolf Kaiser, com repertório baseado no tema “Sob o encanto das águas”. "Foi um belo concerto que mostrou a qualidade destes músicos e o resultado de todo o trabalho desenvolvido nestes quatro dias de oficinas", finaliza a secretária Janaína.
CULTURA – Atualmente, 14 aulas são oferecidas gratuitamente aos maripaenses, sendo elas: língua alemã; viola caipira; acordeon; percussão; flauta doce e banda sinfônica; ballet; violino; musicalização, canto e coral; e jazz. Mais de 850 alunos de todas as idades estão envolvidos em alguma das atividades, o que representa cerca de 15% da população.
“Entendemos que o acesso à cultura é fundamental para a formação do cidadão. Nós vemos os resultados e evolução enquanto artistas a cada apresentação, mas o principal resultado vai aparecer daqui a dez ou vinte anos, com pessoas mais conscientes, mais críticas e que vão fazer com que Maripá continue sendo exemplo”, destaca o prefeito Anderson Bento Maria.

Fonte: Assessoria/PMM Foto: Camila Angst


PUBLICIDADE