Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
03/06/2019 16:22
Número de pacientes faltosos a consultas e exames é grande em Palotina

O município investiu um percentual de 17,80% dos recursos em saúde, ou seja, mais de R$ 7 milhões nos primeiros quatro meses do ano.

Palotina - A Secretaria de Saúde de Palotina realizou a prestação de contas relativas ao primeiro quadrimestre de 2019, na quarta-feira, dia 29, no plenário da Câmara de Vereadores. De acordo com o balanço apresentado pelo contador Ezequias Pereira de Palma, o município investiu um percentual de 17,80% dos recursos em saúde, ou seja, mais de R$ 7 milhões nos primeiros quatro meses do ano.
Quase 2 milhões de medicamentos foram dispensados na farmácia municipal, principalmente de hipertensão, conforme demonstrou a secretária de Saúde, Jaqueline Delai. Mais de 14 mil exames foram realizados, sendo a maioria no laboratório próprio.
Um dos pontos que mais chamaram a atenção durante a apresentação do relatório foi com relação ao número de pacientes faltosos a consultas e exames. Somente nas unidades básicas de saúde houve 1.785 faltas, sendo a maioria 1.097 pacientes nas consultas de odontologia. Também houve 441 pacientes que estavam ausentes nas consultas e exames encaminhados para especialidades no Ciscopar. “Isso é ruim, pois acaba tirando a vaga de outros pacientes que estão a um bom tempo na fila esperando por uma consulta, ou mesmo, um exame. Por isso pedimos encarecidamente que sejam comunicadas as unidades de saúde de referência o quanto antes sobre o não comparecimento no atendimento médico”, ressalta Jaqueline.
A audiência pública contou com a presença do prefeito Jucenir Leandro Stentzler; dos vereadores José Pasqualotto e Sansão Pinheiro; secretários municipais; representantes do Conselho Municipal de Saúde; servidores públicos da saúde e a imprensa.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Palotina


PUBLICIDADE