Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
17/05/2019 16:07
Espetáculo teatral alerta sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

O espetáculo faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas em torno da campanha do dia 18 de maio

Maripá - Alunos de rede municipal e estadual de ensino de Maripá assistiram na terça-feira, dia 14, no Centro Cultural, o espetáculo “O Segredo” com a companhia Espaço Sou Arte. Embasada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a peça alertou, de forma lúdica, porém consciente e crítica, sobre a necessidade da atuação conjunta da sociedade para garantir os direitos das crianças e adolescentes.
Segundo a presidente do CMDCA, Elizabete Volkweis, o espetáculo foi custeado com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) composto, em grande parte, pela destinação do imposto de renda de pessoa física do nosso município ao CMDCA. “A campanha Tributo à Cidadania tem sido essencial para o desenvolvimento de ações voltadas às crianças e adolescentes. É um recurso que, sem a destinação, iria para a União e, agora, pode ser investido diretamente em nossa cidade”, explica.
O espetáculo faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas em torno da campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem o dia 18 de Maio como Dia Nacional de Mobilização. “A proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, destaca a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Janaína Müller Geraldi, que faz parte da Rede de Proteção Intersetorial.
Na segunda-feira, dia 6, integrantes do PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família tiveram uma palestra com a psicóloga Fabiele Mentz. O intuito foi orientar sobre o propósito da campanha, os sinais que podem ser percebidos quando uma criança está sendo abusada, os canais de denúncia, entre outros temas. Nesta quinta-feira, dia 16, a palestra foi com os adolescentes que fazem parte do Programa Educativo, voltado aos alunos do 8º e 9º anos do município.
A campanha é realizada em conjunto entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Rede de Proteção Intersetorial, composta pelo Conselho Tutelar, Secretarias do Trabalho e Assistência Social, Saúde e Educação, Cultura e Desporto e pela Rede Estadual de Ensino.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Maripá


PUBLICIDADE