Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
29/04/2019 09:09
Sebastiana Lisboa é homenageada pelo Conselho dos Direitos da Mulher

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher tem realizado uma campanha pioneira, que visa reconhecer e possibilitar que a população conheça as “Mulheres que Inspiram e não Piram”

Palotina - O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Palotina tem realizado uma campanha pioneira, que visa reconhecer e possibilitar que a população conheça as “Mulheres que Inspiram e não Piram”. Nossa entrevistada de hoje é Sebastiana Lisboa.
Nascida na localidade de Lupianópolis, na cidade de Centenário do Sul – PR, desde muito cedo ajudou sua família a manter-se financeiramente, através do trabalho pesado na roça.
Seus pais aravam a terra na região de Iporã-PR. O trabalho braçal exigia grande esforço físico, mas alegrava-se em ver o fruto de seu trabalho.
Casou-se com Antonio Lisboa, hoje falecido, com quem teve dois filhos: José Carlos Lisboa e Rosemar Lisboa. Tem onze netos e dois bisnetos.
Após o casamento dedicou-se a cuidar da casa e cuidar de seus filhos. Gosta muito de participar da igreja.
Há mais de trinta anos, sofreu de glaucoma, perdendo a visão de um dos olhos. Com intuito de manter a saúde e visão parcial que possuía, concordou em submeter-se a uma cirurgia na cidade de Curitiba. Infelizmente a cirurgia foi malsucedida, perdendo totalmente a visão.
Seus amigos e familiares ficaram tristes e chocados, mas a fé e alegria não deixaram que Sebastiana se abatesse. As pessoas próximas referem-se a ela como alguém muito forte, que passou pelas dificuldades com resiliência e bom-humor, dando exemplo, pois “jamais baixou a cabeça, a vida continua”.
Gosta de cuidar de sua família, estar com seus amigos e, ainda hoje, realiza todas as tarefas domésticas. Isso a mantém feliz e prestativa. Levar alegria por onde vai, essa é sua missão.
Para ela a mulher tem papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa. Para as mulheres palotinenses deixa a seguinte mensagem: “É através do trabalho que se conquista a independência. Não abra mão disso.”
Projeto Mulheres que Inspiram e não Piram
O Projeto Mulheres que Inspiram e não Piram, vem este ano com sua 2ª edição para homenagear as mulheres que são fontes de inspiração a essa e às futuras gerações. Mulheres que abraçaram as causas humanísticas em prol do outro, de uma sociedade mais solidária, que suscitam bons exemplos a serem seguidos. Exemplos de luta, coragem, determinação, de trabalhos voluntários. Em sua 2ª edição serão homenageadas cinco mulheres que serão escolhidas por uma comissão com integrantes de diversos setores da sociedade palotinense. As indicações dos nomes para a comissão poderá ser entregue até o dia 03 de maio na Assessoria de Defesa da Mulher junto ao CRAS. A indicação deverá vir acompanhada do nome, endereço, número do telefone e uma breve descrição do por que a mesma deve ser homenageada.

Fonte: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE