Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
22/04/2019 16:15
Programa Justiça no Bairro garante acesso à cidadania em Terra Roxa

A ação de responsabilidade social tem por objetivo ofertar serviços voltados à promoção da cidadania, garantindo os direitos fundamentais da população

Terra Roxa – Nos dias 12 e 13 de abril o município de Terra Roxa recebeu o programa Justiça no Bairro SESC Cidadão, uma iniciativa do Poder Judiciário, Tribunal de Justiça do Paraná e Sistema Fecomércio, idealizado e coordenado pela desembargadora Joeci Machado Camargo, em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público e Prefeitura de Terra Roxa, com organização da Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), apoio da UNIPAR (Universidade Paranaense) e coordenada pelo SESC Marechal Cândido Rondon. Além de servidores públicos estaduais e municipais, o programa envolveu a participação de estagiários e voluntários.
A ação de responsabilidade social tem por objetivo ofertar serviços voltados à promoção da cidadania, garantindo os direitos fundamentais da população, com ênfase as pessoas que não tem acesso aos serviços básicos.
As equipes do Tribunal de Justiça chegaram em Terra Roxa na terça-feira, dia 9, para realização de audiências agendadas, com atendimento na Escola Mundo do Aprender (APAE) e confecção de termos de Curatela para alunos maiores de 16 anos que ainda não possuíam o documento.
Uma estrutura foi montada nas dependências do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional) Paulo Renato Souza para realização dos serviços do programa. Na sexta-feira, dia 12, houve atendimento do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), com emissão de Carteira de Identidade. Alunos das escolas municipais de Terra Roxa que ainda não possuíam o documento foram até o local e encaminharam a emissão.
No sábado, dia 13, a população teve acesso a serviços como: emissão de Carteira de Identidade (IIPR) e CPF (Banco do Brasil), atendimento jurisdicional com audiências de conciliação nas áreas cível e familiar, conciliação, interdição judicial, divórcio, guarda, pensão, reconhecimento e dissolução de união estável, curatela, registro civil, perícias médicas do seguro DPVAT, INSS, orientações jurídicas do Ministério Público, Exames de DNA, informações da Copel, Varal Solidário (CRAS), cadastro e informações da ADOSTRA (Associação dos Doadores de Sangue de Terra Roxa), feira e exposição da ARTERO (Associação dos Artesãos de Terra Roxa), informações da Agência do Trabalhador e espaço Kids para as crianças. Os serviços totalizaram 1.476 atendimentos.
CASAMENTO COLETIVO
O momento mais emocionante do programa ficou por conta da cerimônia do Casamento Civil Coletivo, que foi celebrada pela desembargadora Joeci Machado Camargo, com bênção ecumênica do pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, padre Milton Munaro.
A cerimônia marcou a oficialização da união de 64 casais de Terra Roxa, Guaíra e Palotina. Além dos noivos, familiares e amigos estiveram presentes na ocasião e protagonizaram o "sim coletivo" dos casais.
O casamento foi realizado em parceria com os cartórios de Registro Civil de Terra Roxa, Guaíra, Palotina e prefeituras dos municípios envolvidos, com organização do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Terra Roxa.
Estiveram presentes na ocasião o prefeito de Terra Roxa, Altair Donizete de Pádua, secretária de Assistência Social, Márcia Sônego de Pádua, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jéssica Serra, vereadora Marlene Martim de Oliveira, juiz de Direito da Comarca Local, Dr. Elessandro Demétrio, Inadir Palacio Areco, do Cartório de Registro Civil de Terra Roxa, Nair Empinoti, do cartório de Registro Civil de Palotina, Fernando Cesar Herculan, do Cartório de Registro Civil de Guaíra, gerente do SESC Marechal Cândido Rondon, Carlos Cremonini, secretário de Assistência Social de Palotina, Darcy Gris, diretora da proteção social básica (CRAS) de Guaíra, Kelly Martinelli, Roselene Evangelista de Assis - diretora de Gestão do SUAS de Guaíra e assistente social de Guaíra, Jordana Doble.

Fonte: Assessoria de Imprensa/PMTR


PUBLICIDADE